quarta-feira, outubro 05, 2016

Laranjeiras do Sul - Secretaria de Saúde prepara programação especial no Outubro Rosa


Durante todo o mês serão realizados eventos que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode oferecer

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul está organizando atividades especiais para esse mês, evidenciando o Outubro Rosa. Conforme a coordenadora da campanha, enfermeira Liliam Ana Bortoluzzi, foram elencadas datas especiais para atender somente as mulheres. As mamografias serão agendadas diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

A enfermeira também destaca que as equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF repassarão orientações para incentivar o diagnóstico precoce, além de realizar o exame Papanicolau para prevenção do câncer de colo de útero. As mulheres também serão orientadas sobre como realizar o autoexame da mama, conhecendo o seu corpo e ficando atentas às possíveis alterações suspeitas.

- “A Secretaria de saúde vai intensificar a marcação de mamografias e, as coletas de preventivo. Uma das ações que serão feitas é a sensibilização da mulher para a auto realização do exame mamário visando detectar precocemente as lesões de mama. Em relação ao câncer de colo uterino todas as Estratégias de Saúde da Família estarão se dedicando a coleta de preventivo de acordo com a necessidade de cada área”.

Durante todo o mês serão realizados eventos que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode oferecer, assim como a divulgação de práticas de boa saúde.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

Mamografias:

- Agendamento diariamente em todas as Unidades de Saúde.

Preventivos:

UBS Dr. Carlos Felipe de Sio: Agendamento de mamografias e coleta diária de preventivo.

UBS Cristo Rei: Livre demanda nas quartas- feiras

UBS Monte Castelo (Antônio Pavan): Segundas-feiras pela manhã, quartas-feiras à tarde e sextas-feiras pela manhã, com agendamento.

UBS Jardim Iguaçu: Livre demanda, todos os dias.

UBS Presidente Vargas: Segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, com agendamento. E dia 22/10 – Sábado, com agendamento.

Dias 17 e 18 de Outubro: participação na barraca da UFFS, orientando sobre câncer de útero e a importância do autoexame mamário.

Dia 11 de Outubro: palestra no CRAS sobre câncer de útero e mama as 9 horas, toda população está convidada.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul