sábado, maio 28, 2016

Governo fala em assentar 10 mil famílias do MST


Depois de duas mortes, confrontos durante uma reintegração de posse em Santa Teresinha do Itaipu, no oeste do Paraná, e uma série de bloqueios em rodovias, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) se reuniram na quarta-feira com o governador Beto Bicha (PSDB).

Ao fim do encontro o governador prometeu criar uma “Força-tarefa” para apoiar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e assentar os 10 mil integrantes do movimento que estão em 66 acampamentos no Paraná.

O representante do MST, Diego Moreira, deixou o evento elogiando as ações do governo nos assentamentos nos últimos cinco anos, especialmente na saúde e educação. Ele disse ainda que a perspectiva futura é positiva. “A reunião foi bastante simbólica, bastante importante, porque restabelece um processo de mediação política, de diálogo na busca do assentamento imediato das 10 mil famílias”, disse.

O Incra apresentou um plano para os assentamentos e garantiu ter 90 processos que podem obter 120 mil hectares de terra, área suficiente para assentar todos. O superintendente Nilton Bezerra Guedes, no entanto, alerta que isso levará tempo. “Nós temos área com potencial de assentar essas famílias, mas o que precisamos é de um pouco mais de tempo para concluir o processo de obtenção, compra, desapropriação, nulidades e adjudicação por dívidas”, explicou.

Quedas do Iguaçu


O MST pediu prioridade aos acampados em Quedas do Iguaçu, além da conclusão das investigações sobre os dois integrantes do movimento mortos em confronto com a Polícia Militar em abril deste ano.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul