quarta-feira, agosto 26, 2015

Paraná - Fiscalização do TCE encontra problemas na infraestrutura, gestão e capacitação de profissionais em escolas


Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado aponta falhas na infraestrutura das escolas, na gestão do sistema e na capacitação de professores e dirigentes do ensino Médio no Paraná. No total, 46 recomendações são feitas à Secretaria de Estado da Educação, o que inclui a construção de 100 escolas e reforma de outras 400 conforme estabelecido no plano definido pelo próprio governo do Estado. 

Os principais problemas são relacionados a infraestrutura. As recomendações se destinam a corrigir problemas como condições térmicas e acústicas inadequadas, dificuldades no uso da internet como recurso pedagógico, falta de salas com recursos multifuncionais e de laboratórios. A auditoria constatou, por exemplo, que 40% das escolas visitadas não possuíam laboratório de ciências. Nas que tinham, faltavam instrumentos e insumos. Em 10%, faltava laboratório de informática. 

Em 45% das escolas visitadas pelo Tribunal de Contas, foram encontrados problemas nos sanitários, como falta de higiene e manutenção, com torneiras e vasos sanitários danificados. Parte desses problemas é causada por vandalismo, mau uso e até roubo de papel higiênico e sabonete. 

Com relação a gestão aparecem problemas como a falta de planejamento anual nas escolas e de monitoramento da produtividade escolar. O objetivo da auditoria é cumprir o Artigo 70 da Constituição Federal, que atribui aos Tribunais de Contas a avaliação da efetividade dos programas de governo em benefício da população.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul