terça-feira, agosto 25, 2015

Paraná - CNH definitiva já pode ser solicitada




A partir desta terça feira (25), todos os terminais de autoatendimento do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) vão permitir a impressão do boleto e a solicitação da Carteira Nacional de Trânsito Definitiva. Esse novo serviço é direcionado aos motoristas que tenham completado um ano de direção e que não tenham cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima e não sejam reincidentes em infrações de natureza média.

“Só no primeiro semestre de 2015 mais de 18 mil usuários tiveram que ir até uma unidade do Detran para solicitar a emissão da CNH definitiva. Agora os usuários vão poder encontrar esse serviço em locais de fácil acesso, shopping centers, universidades, mercados e prefeituras, e assim evitar deslocamentos desnecessários”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Atualmente, existem 237 totens distribuídos em 174 cidades do Paraná, que oferecem mais de doze serviços de veículo e habilitação. Dez dias antes do vencimento da Permissão para Dirigir (PPD), o Detran envia uma carta com o boleto e informações sobre obtenção da carteira definitiva. Se o condutor não receber a carta, poderá obter o boleto e solicitar a emissão da CNH definitiva via totem.

PROCEDIMENTO 

Para adquirir CNH Definitiva, o motorista deve esperar o primeiro dia de vencimento, uma vez que a legislação permite que o condutor dirija até 30 dias após o vencimento. A taxa de emissão é de R$ 67,79 e pode ser paga em um dos bancos credenciados à autarquia (Banco do Brasil, Sincredi, Bancoob ou Banco Rendimento). Após o pagamento da Guia, a nova CNH deve chegar pelo correio ao endereço cadastrado junto ao Detran, no prazo de 10 dias.

O novo serviço está disponível dentro da opção “MOTORISTA”, juntamente com as opções de consultar Envio CNH; 2ª via CNH, Permissão Internacional para Dirigir (PID); agendar o Curso de Reciclagem, agendamento de Avaliações Psicológicas, Exames Médicos e Psicológicos, Exames Teóricos; verificar a Pontuação na CNH; impressão de Guia de restes e conferir o resultado de todos os Exames.

A 2ª via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Extrato de Débitos e Multas Pagas, Envio de Licenciamento e impressão de Guias para pagamento de multas também estão disponíveis nos totens.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul