quinta-feira, julho 30, 2015

Palmital - Prefeitura realiza reunião com produtores e comerciantes sobre Resolução que torna obrigatória rotulagem de frutas e verduras

Uma resolução da Secretaria de Saúde do Paraná – SESA, de 17 de dezembro do ano passado, torna obrigatória a rotulagem de frutas e verduras in natura, comercializadas em todo o Estado, trata-se da resolução 748/2014 que entrou em vigor no dia 1º de julho, mas os estabelecimentos terão 60 dias para adequação – ou seja – até 30 de agosto deste ano.

Para tratar deste assunto a Prefeitura de Palmital, através da Secretaria de Agricultura e da Vigilância Sanitária, promoveu  na Biblioteca Municipal, uma reunião com produtores e comerciantes.

Objetivo é tornar os produtores aptos a vender seus produtos, para que o comércio local possa comprar o que é produzido no município, visando fortalecer a agricultura familiar, ofertar produtos frescos e mais em conta ao consumidor e aquecer a economia do município, já que o dinheiro gasto pelos mercadistas em grandes centros, ficará no município.

A empresária Bete Nagahi disse que a medida será vantajosa para ambas as partes. "Todos irão sair ganhando. O empresário porque não terá a despesa de mandar buscar esses produtos em outras cidades, o que irá consequentemente baratear o produto, o produtor que terá onde vender o que produz e o consumidor final que pagará menos, terá produtos frescos e de mais qualidade", ressaltou Bete.

Um dos problemas enfrentados pelos supermercados locais, o que faz com que busquem os produtos fora do município, é que não há diversificação de produtos e até a falte deles. Para resolver este problema foi sugerido que seja criada uma associação para que os produtores se organizem para oferecer diversas opções em todas as épocas do ano.

Edmilson Cecura, responsável pela Agricultura do município, enfatizou que que esta é a melhor alternativa para todos. "Precisamos nos organizar para que um produtor produza um tipo de produto, outro produtor outro tipo. Porque tem época que todos têm alface, em outra época todos têm repolho, por exemplo. É por conta disso que há a necessidade de comprar fora. Se houver essa programação, preocupação com a qualidade e comprometimento para que não faltem os produtos nos supermercados, boa parte do que é comprado em cidades como Curitiba e Londrina, poderão ser adquiridos aqui. É claro que frutas como o kiwi, por exemplo que não se adapta nessa região, entre outros, esses terão que ser comprados fora, mas hortifrúti nós temos potencial para produzir e vender aqui, desde que todos respeitem esta nova resolução", explicou Edmilson.

A implantação se dará em duas etapas. Por isso, é preciso ficar atento à relação de itens de cada uma delas. O primeiro conjunto de gêneros, com prazo em 30 de agosto, inclui cebola, cenoura couve-flor, laranja, maçã, morango, repolho, tomate e uva.

Já a segunda etapa, a partir de 17 de dezembro deste ano, insere os itens abacaxi, abobrinha, aipim, alface, batata, chuchu, goiaba, mamão, melancia, pepino, e pimentão.

Nas etiquetas deverão constar: nome completo do produtor ou nome de fantasia; CPF/CNPJ; endereço completo, produto e variedade, lote e formas de conservação. Há formato padrão a ser seguido.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul