quarta-feira, maio 27, 2015

Paraná - Com prejuízo de R$ 20 mil em um mês, produtores de leite torcem pelo fim da greve dos professores

A greve dos professores da rede estadual, que deve completar um mês nesta quarta-feira (27), causa impacto para diferentes segmentos da sociedade. A Cooperativa dos Produtores de Leite do Território entre Rios (Coopeler), do Noroeste do Paraná, é um deles: sem poder fornecer a bebida para as escolas, os agricultores buscam novas alternativas para a arrecadação de renda. O prejuízo financeiro, de acordo com o grupo, chegou a R$ 20 mil no último mês.


Segundo o presidente da instituição, José Carlos André, normalmente a produção chega a 3,5 mil litros de leite por semana. “Nós atendemos os colégios de 20 municípios do Paraná. O problema é que, com a paralisação, não conseguimos fornecer o produto. Ficamos mais cautelosos porque percebemos que o estado não pagaria pela mercadoria”, explicou ele em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (25).
Para driblar as dificuldades, a Cooperativa, que é formada por 173 pequenos produtores ligados à agricultura familiar, se voltou para a venda do chamado “leite cru”. “O leiteiro vive de centavos e cada moeda faz diferença. Por isso, decidimos pegar o produto dos agricultores, resfriá-lo e vendê-lo. Esse é o conhecido leite cru refrigerado. Por sorte, o preço dessa mercadoria está bom, mas e se não tivesse?”, questionou o presidente.

A Coopeler vende 90 mil litros de leite para o governo estadual e 40 mil para o comércio. “O resto se limita ao produto em pó. Como o estado é o nosso maior cliente, nós precisamos trilhar novos caminhos para não deixar as famílias na mão. Esperamos que esse impasse se resolva e que tudo volte ao normal”, concluiu André.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul