quinta-feira, maio 28, 2015

Indústrias de reciclagem de chumbo estão na mira do Ministério Público do Paraná

As indústrias de reciclagem de chumbo são potencialmente poluidoras, isto pelo ácido das baterias e dos metais nele contido, devido à emissão de gases e particulados decorrentes do próprio processo de produção, e ainda pela escória resultante da reciclagem.

Entretanto a reciclagem ainda é para o meio ambiente e economicamente mais viável que a extração, os problemas ambientais podem ser minimizados por neutralizações dos ácidos, disposição em aterro industrial da escória, e escolha adequada de filtros para retenção de gases e particulados. Já para extração do metal, os problemas ambientais são maiores e muitas vezes sem reversão, e com alto custo de produção.

Recentemente chegou até os Vigilantes da Gestão Pública denuncias de que, diversas empresas que trabalham na fabricação de baterias automotivas e realizam a reciclagem das mesmas, estaria cometendo diversos crimes ao não fazerem a destinação dos rejeitos do processo fabril. Segundo denuncias essas empresas ao invés de mandarem para os aterros industriais, o lixo chamado “escória” de chumbo, estavam escondendo ou abandonando em locais totalmente inadequados, colocando em risco a saúde da população, da fauna e da flora.

Diante da gravidade dos fatos relatados, os Vigilantes montaram uma força tarefa, que recebeu o nome de “chumbo grosso”, para visitar as cidades onde há empresas com atividade potencialmente poluidoras com reciclagem de chumbo.

http://www.vigilantesdagestao.org.br/category/noticias/

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul