sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Richa cria grupo de trabalho para implantar autonomia universitária

O governador Beto Richa (PSDB) está, neste momento, reunido com os reitores das setes universidades estaduais do Paraná e com o secretário de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. Richa já assinou o decreto que institui um grupo de trabalho para debater a elaboração da autonomia universitária, uma das principais reivindicações dos reitores e que consta o plano de metas do governo do Estado para 2015-2018.

"Esse grupo de trabalho será constituído por representantes da comunidade universitária, sindicatos e governo. Com isso, cada universidade terá a liberdade de decidir onde e como vai aplicar os recursos repassados pelo Estado", disse Beto Richa.

As universidades paranaenses são gratuitas e abrigam mais de 120 mil estudantes de graduação, pós-graduação, cursos presenciais e à distância. O governo estadual investe cerca de R$ 1,3 bilhão por ano para manter 305 cursos de graduação, 302 de especialização, 141 mestrados e 52 doutorados. No sistema atuam sete mil docentes, 85% com mestrado e ou doutorado, e 8,3 mil agentes universitários. As universidades estão instaladas em 38 cidades com ensino presencial; possuem cerca de 50 polos para ensino à distância e, ao fim da implantação da Universidade Virtual, terá mais 150 polos no Paraná. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul