segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Governo vai contratar mais mil professores e pedagogos

O Governo do Paraná vai chamar mais 1.000 professores e pedagogos aprovados em concurso público no ano passado para reforçar o quadro do magistério estadual. Este foi um dos anúncios feitos pelo secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, durante reunião com diretores da APP-Sindicato, na sexta-feira (20). O governo também garantiu que escolas terão pessoal de apoio e professores para a retomada das aulas e das atividades de contra-turno nas disciplinas de educação física e língua estrangeira.

Outra decisão foi a indicação de diretores auxiliares para gerir escolas que atuam em três turnos. Trezentas escolas serão atendidas com a medida. O governo se comprometeu, ainda, a abrir salas de apoio para reforço escolar já no início das aulas. Sobre as turmas, a Secretaria se comprometeu a enviar uma circular para as escolas para que informem qual a demanda de turmas que ainda acham necessário, seguindo os critérios da resolução que estabelece os números mínimo e máximo para cada etapa de ensino.

A equipe de Planejamento da Secretaria, que esteve na reunião, informou que muitas escolas ainda estão fazendo matrículas e que novas turmas serão formas ainda. A Secretaria fez um estudo para reorganizar o número de turmas na rede estadual. A medida é para melhorar a qualidade de ensino no Paraná. A análise levou em conta a queda de 4,7% no número de matrículas, na comparação entre os anos de 2014 e 2015.

No início do ano passado, estavam matriculados 1.019.401 estudantes. Até o dia 11 de fevereiro de 2015, o sistema registra 971.379 alunos matriculados. Esse número deve aumentar um pouco, pois muitos estudantes do ensino médio formalizam a matrícula nos primeiros dias de aula.

A resolução 4527/2011 é completamente atendida na maioria dos casos. Em 31.480 turmas haverá o número exato de alunos estipulados na resolução, o que representa 87,6% do total. Se forem levados em conta os casos onde até dois alunos a mais por turma, que no entendimento da Secretaria de Educação é o limite máximo para que não se descumpra a resolução, o percentual sobe para 93,2% dos casos.

“Ao final da reunião vimos que não há grandes divergências e todas as demandas tiveram bom encaminhamento, com entendimento entre as partes”, destacou o secretário Fernando Xavier Ferreira. A reunião, que começou as 14h30, terminou às 20h30 e um novo encontro ficou marcado para esta segunda-feira (23). “Nosso objetivo é que as aulas sejam reiniciadas imediatamente, para não prejudicar ainda mais o calendário escolar, os estudantes e as famílias”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul