segunda-feira, dezembro 29, 2014

Rio Bonito do Iguaçu:Educação no Campo, 590 estudantes vão estudar no EJA no acampamento Herdeiros da Terra

No acampamento Herdeiros da terra de 1o de maio as famílias podem se sentir orgulhosos pela conquista e o direito da educação, com funcionamento de uma escola Itinerante dentro do acampamento organizada pelo MST.

E nela estuda cerca de 590 estudantes contando com o EJA (educação de jovens e adultos) na qual da oportunidade pra quem não terminou seus estudos terá a chance de concluir e ser alfabetizado. A escola também conta com 28 educadores e mais 3 no administrativo. E foi construída por meio de trabalho voluntário dos acampados.

Tendo em vista que construir uma escola itinerante fortalece a luta do povo, que visa garantir que os estudantes sejam respeitados tanto no seu conhecimento, quanto no direito de exigir qualidades melhores de educação, saúde, comunicação e cultura. E a partir do acampamento as pessoas vão aprendendo a construir relações baseada na solidariedade entre eles e no cuidado com a natureza.
O colégio Iraci Salete Strozak que se localiza no assentamento Marcos Freire em Rio Bonito do Iguaçu e é a escola base das escola Itinerante do Paraná,a qual funciona como suporte forte e reconhecimento que essas escolas tem grande força dentro dos acampamentos,pois visa educação e escolaridade para todos que buscam o conhecimento.

Via Adriane Oliveira / Assessoria

Um comentário:

Samir disse...

Isso prova, a todos os críticos deste movimento social e deste acampamento, que a reforma agrária não é somente a luta pela terra, mas por todos os direitos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária (terra, trabalho, saúde, educação...), e viva o acampamento e a luta destes heróis.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul