segunda-feira, novembro 24, 2014

Guarapuava:Prefeitura começa a instalar novos semáforos

Quem dirige pelas ruas de Guarapuava já pode notar a instalação de novos semáforos nas vias. A Prefeitura de Guarapuava investiu R$ 2 milhões em tecnologia, facilitando a vida dos motoristas. “Guarapuava está em pleno desenvolvimento, e o trânsito não poderia ficar de fora. Estamos investindo em novos equipamentos para melhorar a vida dos nossos motoristas e pedestres, garantindo um trânsito mais tranquilo e seguro em nossa cidade”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho, ao lembrar que os semáforos serão instalados por etapas, acompanhando os pontos de maior fluxo de veículos na cidade. "Começamos agora com a instalação dos novos semáforos, mas o projeto ainda vai se estender durante todo o ano de 2015, modernizando os semáforos e acompanhando assim, o novo momento de desenvolvimento da nossa cidade".
Com esses novos equipamentos, os semáforos da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestre e da Rua Vicente Machado serão inteligentes, sendo sincronizados. Segundo o secretário de Obras, Serviços Urbanos e de Trânsito, Ivanês Joséfi, a sincronização significa que, quando o motorista mantém a velocidade indicada, pode contar com o sinal sempre verde. “Com a instalação desse equipamento, podemos melhorar a fluidez dos veículos e eliminar pontos que estrangulam o trânsito”, explica o secretário.
 Nos próximos dias, todos os semáforos da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestre e da Rua Vicente Machado serão trocados e continuam funcionando normalmente. Porém, os novos semáforos que estão sendo instalados nos cruzamentos da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestre com Nereu Ramos e Quintino Bocaiúva, além do cruzamento da Vicente Machado com Comendador Norberto, entram em operação assim que todos os novos semáforos estejam instalados. "Primeiro precisamos fazer a troca de todos os semáforos dessas vias para que possamos programá-los juntos", explica o secretário ao lembrar que a população deve ter cuidado redobrado nesses cruzamentos, já que, enquanto os semáforos estão sendo instalados, uma luz amarela ficará piscando. "Os motoristas devem ser prudentes, respeitando os limites de velocidade e os pedestres".
 Os novos equipamentos, adquiridos pela Prefeitura de Guarapuava, são conhecidos como "semáforos inteligentes", e calculam o tempo de abertura e fechamento dos fluxos, conforme os horários de maior trânsito nas vias. De acordo com a engenheira civil da SURG, Maria de Fátima Werneck Lange, o fluxo dos veículos será controlado por uma central de monitoramento no Guaratran. Lá, as informações serão processadas automaticamente por computador e a programação do tempo será retransmitida aos semáforos, em tempo real. "Com esse monitoramento vamos acompanhar, em tempo real, a movimentação dos veículos nos locais que podem gerar congestionamento no trânsito", comenta a engenheira ao explicar que, um controlador de tráfego acompanha as operações na central do Guaratran, mas só intervém em casos emergenciais como acidente de trânsito ou veículo quebrado na via. "Se qualquer anomalia prejudicar o processamento dos dados, o sistema envia para os semáforos uma programação com base na média das últimas semanas durante o mesmo dia e horário", finaliza a engenheira.
Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul