quarta-feira, outubro 29, 2014

O PMDB-PR saiu fortalecido com a candidatura própria, diz João Arruda

Em artigo veiculado em sua página no Facebook (facebook.com/JoaoArruda15), o deputado federal reeleito João Arruda afirma que o PMDB do Paraná saiu fortalecido com a candidatura do senador Roberto Requião ao Governo do Estado. “Com as eleições de 2014, o PMDB no nosso Estado saiu mais forte!”, diz.
“A candidatura própria colocou o partido na direção certa, expôs o caráter de cada liderança peemedebista, elegeu quatro deputados federais e oito estaduais. Fomos o partido que recebeu mais votos para Deputado Federal e, apesar de todas as dificuldades que tivemos na disputa ao Governo do Estado”.
Leia a seguir a íntegra do artigo:
PMDB-PR saiu fortalecido com a candidatura própria
(*) João Arruda
Depois de algumas semanas envolvido com o segundo turno da eleição para presidente, retorno as redes sociais com toda força. Nesse período conversei com alguns companheiros, agradeci o apoio, e me coloquei a disposição pelos próximos quatro anos. Quanto àqueles com quem ainda não conversei, aproveito para dizer que também o farei, pois quero agradecer um a um dos meus companheiros.
Agradeço a votação expressiva. 176.370 mil votos, é muito voto!!! Fui o deputado mais votado do PMDB do Paraná, o quarto mais votado do Estado, o primeiro entre os mais jovens e entre os que disputaram a primeira reeleição.
Disse durante minha campanha que a primeira eleição é a esperança, e a primeira reeleição é o julgamento. Vocês demonstraram nas urnas que aprovaram o meu primeiro mandato. Muito obrigado!
Com as eleições de 2014, o PMDB no nosso Estado saiu mais forte! A candidatura própria colocou o partido na direção certa, expôs o caráter de cada liderança peemedebista, elegeu quatro deputados federais e oito estaduais. Fomos o partido que recebeu mais votos para Deputado Federal e, apesar de todas as dificuldades que tivemos na disputa ao Governo do Estado (traições, abusos, candidatos acessórios, tempo de televisão maior em razão de negociatas do poder executivo com partidos, ataques pessoais covardes e uma pressão jamais vista na história do Estado em cima dos gestores municipais), o nosso candidato fez 28% dos votos. Isso não deixa dúvidas de que candidatura própria é o caminho para o fortalecimento do PMDB e dos demais partidos no Brasil.
Somando os votos do nosso candidato aos votos dos demais participantes que concorreram contra o atual governador, chegamos muito perto dos 50%. Ou seja, quase a metade dos eleitores paranaenses, através das urnas, disseram NÃO a ineficiência do atual governo. Governo este que comemora a reeleição com greves nas penitenciarias, contingenciamento no orçamento para pagar o décimo terceiro dos servidores e falhas conhecidas por todos nas estruturas da polícia, Emater e Secretaria de Educação. Se fossem tão competentes para administrar quanto foram para arrecadar fundos, distribuir panfletos apócrifos e fazer um jogo sujo durante toda a campanha, talvez a realidade do Estado fosse outra.Quanto ao meu mandato parlamentar, quero nesses próximos quatro anos encabeçar duas grandes lutas: a reforma política e a tributária. A tributária, através de um novo pacto federativo, buscando valorizar o desenvolvimento regional e também influenciar diretamente o sistema eleitoral, dando aos gestores municipais autonomia orçamentária e liberdade para escolher os seus representantes sem serem reféns dos governos.
Sugeri à bancada do PMDB na Câmara que construa uma proposta de reforma política para ser apresentada no primeiro dia da próxima legislatura, e pretendo fazer parte do grupo que construirá essa proposta. Lembrando que, calendário eleitoral, financiamento de campanha, coeficiente eleitoral, cláusula de barreira, reeleição, dentre outros, são pontos que precisam ser debatidos urgentemente. Quero continuar exercendo um mandato compartilhado, próximo do povo, e o partido politico é o fórum mais adequado para aproximar o exercício do mandato da população.
No que diz respeito ao nosso partido, faz-se necessário fortalecer o debate interno, analisar a atual conjuntura, planejar, fazer previsões e, antes de mais nada, pensar no futuro do PMDB do Paraná. Discussão essa, aliás, que deve ser feita sem mágoas e sem ressentimentos. É preciso virar a página, envolver todos aqueles que foram eleitos, mas também os que não conseguiram se eleger, prefeitos, dirigentes, vereadores e toda a militância. Faço aqui considerações como um simples militante.
A tese defendida pelos deputados na convenção que precedeu a escolha dos candidatos ao pleito eleitoral de 2014, a favor da coligação com o PSDB, sob o argumento de que a mesma possibilitaria um número maior de cadeiras para o PMDB junto a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa, foi desmistificada pelas urnas. Uma simples conta aritmética demonstra que se o PMDB tivesse coligado, no lugar das 4 cadeiras conquistadas para a Câmara Federal teríamos 3, e ao invés das 8 para a Assembleia Legislativa, teríamos 7.
Sérgio Souza e Jonas Guimarães não teriam sido eleitos na coligação com o PSDB. Isso sem levar em consideração sequer os votos de legenda que o PMDB recebeu por conta da candidatura própria. Me sinto na obrigação, como peemedebista, de registrar esses fatos porque serão importantes para discussões futuras.
O número de votos obtidos nas urnas, tanto para o Poder Executivo, quanto para o Legislativo, impõem ao partido uma sincera reflexão sobre a necessidade de ter um projeto próprio e reposicionar o PMDB no cenário político estadual e nacional. Ganhamos a eleição para Presidente. Votei e apoiei Dilma e Temer, uma aliança entre dois partidos que quase sempre estiveram juntos aqui no Paraná e que ultimamente, infelizmente, estava fragilizada.
Precisamos analisar com muita cautela uma nova política de alianças porque sem aliados, ninguém ganha eleição. Porém, somente a força, a união e a confiança, reservarão ao PMDB do Paraná papel decisivo nas futuras eleições.
Por isso, mais do que nunca se faz necessário resgatar a identidade, o caráter, e o respeito do PMDB perante a sociedade, para que não vejam o nosso aguerrido partido como uma mera legenda de aluguel, e sim como o gigante que sempre foi. E é nosso dever nos unir para resgatar e transformar o PMDB do Paraná. Assim como é meu dever e responsabilidade honrar a grande votação que recebi.
Um grande abraço e muito obrigado!
(*) João Arruda é deputado federal reeleito pelo PMDB do Paraná.
Deputado Federal João Arruda
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul