sexta-feira, setembro 26, 2014

Candói:Formação Continuada fortalece qualificação de professores da rede municipal

Para incentivar a qualificação de professores e a melhoria do ensino, a Secretaria de Educação e Cultura de Candói promove um programa de capacitação. É a Formação Continuada, uma parceria entre o Governo Municipal e a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) – e que também conta com a participação de uma professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os cerca de 130 professores candoianos discutem ações inovadoras e práticas pedagógicas, e fazem atividades como debates, reflexões, pesquisas, palestras e oficinas.
Os encontros da Formação Continuada iniciaram em julho de 2014 e devem durar um ano. Eles são realizados no Centro Cultural e na Escola Municipal Ormi França Araújo aos sábados e nos dias de recesso escolar, totalizando 250 horas. Além disso, um convênio assinado pelo prefeito Gelson Costa (PT) oferece uma especialização em Educação do Campo que, assim como a Formação Continuada, é totalmente gratuita. O principal objetivo é discutir a elaboração de materiais pedagógicos baseados na realidade do próprio município.

Para Gelson Costa, atividades como estas contribuem para a educação escolar no município. “Esta oportunidade que estamos oferecendo aos professores é mais uma forma de incentivo ao ensino público. Buscar o aperfeiçoamento é uma necessidade constante. E esta é uma maneira que encontramos de dar aos profissionais um espaço para aprendizado, para debate e troca de experiências. Durante a Formação Continuada, que é pública, de qualidade e gratuita, o professor pode fazer uma reciclagem e refletir sobre o seu trabalho”, analisa.
O secretário de Educação e Cultura, Adilson Kruk, destaca a importância das parcerias com instituições de ensino superior. “A Formação Continuada possibilita ao docente a aquisição de conhecimentos específicos e voltados para a nossa realidade. As parcerias com as universidades públicas e gratuitas são fundamentais para conseguirmos desenvolver uma educação de qualidade e que não tenha fins somente mercadológicos, mas que trabalhe principalmente o desenvolvimento social e humano”, comenta.
Para a professora Ivete de Fatima Fagundes, da rede municipal de ensino, os conteúdos oferecidos pela Formação Continuada e a especialização em Educação do Campo atendem a demanda local. “A preocupação do prefeito com a educação do município, incentivando os professores, melhorando a qualidade do ensino, já apontam resultados positivos. E isso só é possível graças ao compromisso de todos”, analisa a professora.

Fonte:http://www.candoi.pr.gov.br/exibenoticia.php?id=278

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul