quinta-feira, agosto 14, 2014

Eleições 2014: Deputado Estadual Nereu Moura é o entrevistado da semana do "Olho Aberto"

O deputado estadual e líder da bancada do PMDB, Nereu Moura, é o entrevistado desta semana do blog Olho Aberto Paraná. Nereu Moura gravou, em seu gabinete na Assembleia Legislativa, no Centro Cívico de Curitiba, a entrevista que os leitores conferem na íntegra a seguir: 


Olho Aberto: Quem é Nereu Moura?
Nereu Moura: Sou um sonhador. Uma pessoa que tem um sentimento aguçado e uma vontade de marcar positivamente a minha trajetória. Razão pela qual estou na vida pública e espero concluir a minha jornada como pessoa pública da forma mais positiva possível. 
Olho Aberto: Quem é o Nereu Moura na vida Pública?
Nereu Moura: Procurei durante toda minha vida pública ter uma sintonia muito fina com a minha base eleitoral, com os municípios que fazem parte da minha área de atuação política. Tenho procurado agir com enorme responsabilidade, buscando dignificar cada voto que conquisto em cada disputa eleitoral. Não tenho vaidades como pessoa. Não tenho nenhum sentimento de querer aparecer, de estar em determinado cargo. A minha vontade, o meu sentimento, a minha fé, a minha crença é de transformar meu mandato parlamentar para melhorar a vida da população.
Olho Aberto: Como é seu trabalho em Curitiba, como Deputado Estadual?
Nereu Moura: Levanto cedo todos os dias, por volta de 5h, 5h30, tomo um chimarrão, entro na internet para ver as notícias, os recados que tenho nas redes sociais, leio os jornais, e bem cedo chego na Assembleia Legislativa, onde atendo as lideranças e os cidadãos que me procuram. Procuro cumprir o meu papel nas comissões permanentes e também no Plenário, nas audiências nos órgãos do governo, enfim, uma vida bem corrida em Curitiba. 
Olho Aberto: Eleições 2014. Mais uma vez o senhor vai passar pela avaliação dos paranaenses nas urnas. Como analisa mais este desafio?
Nereu Moura: Toda eleição é uma história diferente, as pessoas a cada eleição tem um sentimento. Tem eleições que o povo quer experiência, em outras querem a honestidade como principal característica das pessoas, em outras querem mudança, renovação e por aí a fora. A gente tem que dançar conforme a música. Então, temos que procurar estar sintonizados com o sentimento popular para não estar fora do eixo. Procuro sempre conversar com a população, saber o que exatamente as pessoas pensam para me comportar da maneira que a comunidade quer e carregar como bandeiras as reivindicações da população. E creio que tenho tido sucesso graças a Deus, pois tenho sido eleito com votações consagradoras. 
Olho Aberto: Deputado, qual sua maior atuação como parlamentar, ou a que mais tenha sido evidenciada nestes seis mandatos na Assembleia?
Nereu Moura: Sou municipalista. Defendo os município, por que as pessoas moram nos municípios, não moram no estado, na União, porque estado e União são abstratos, o que existe de fato são os municípios. As pessoas moram nos municípios de Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, no Porto Barreiro, enfim, as pessoas moram, residem em municípios. Se os municípios forem fortalecidos, consequentemente a qualidade de vida das pessoas melhora, razão pela qual sou um municipalista. O dinheiro é arrecadado no município, levado ao governo federal e lá redistribuído: uma parte maior para o governo federal, uma parte menor para os governos estaduais e um “farelinho”, uma “quirerinha” para as prefeituras, por isso os municípios ficam sempre com o chapéu na mão pedindo favores para os governos dos estados e federal. Sou a favor do fortalecimento dos municípios, para que eles tenham autonomia para enfrentar as demandas, fortalecer a educação, saúde, agricultura, segurança pública e a infraestrutura. Do jeito que esta, na verdade é um jeito que não pode perdurar. Meu mandato tem sido bem utilizado no sentido do fortalecimento dos municípios, do apoio à agricultura, valorização da educação, fortalecimento da saúde, do combate à criminalidade fortalecendo a segurança pública. 
Olho Aberto: Nestes anos todos, o senhor destacaria algum fato mais inusitado, ou mais pitoresco que tenha participado ou tenha conhecimento?
Nereu Moura: Muitos! Muitos! Todos os dias aparecem fatos inusitados. Lembro uma vez que possivelmente tenha sido no ano de 1992. Estava acompanhando o governador em exercício na época, que era o Mario Pereira, que estava assumindo o lugar do (Roberto) Requião no primeiro mandato dele. E nós tínhamos um compromisso em Chopinzinho, com o prefeito de Laranjeiras do Sul, na época Lauro Lourenço Ruths, que iria apanhar o governador no aeroporto de Rio Bonito do Iguaçu e conduzi-lo até o município de Chopinzinho. Quando chegamos no aeroporto de Rio Bonito, tinha uma nuvem localizada exatamente em cima do aeroporto. Não era possível aterrissar o avião ali, o piloto fez as manobras e acabamos descendo numa pista antiga de Laranjeiras do Sul, uma fazenda próxima a cidade do município. Mas não tinha ninguém esperando lá, não tinha nenhuma pessoa. O avião aterrissou normal e aí olhei e vi na cabeceira da pista, tinha um homem montando num cavalo olhando. Fui ate onde estava aquele homem e pedi o cavalo emprestado para que pudesse ir ate a cidade e avisar as autoridades, que estava com o governador parado no meio do potreiro da fazenda que tinha a pista de pouso. 
O homem ficou desconfiado de quem eu pudesse ser, porque ainda não era deputado. Ele assustado, afinal, quem eram aquelas pessoas, se pudesse ser alguém que estivesse perpetrando alguma atitude em desacordo com a lei e pestanejou. Deixei minha pasta que tinha na mão de garantia e ele me emprestou o cavalo e sai em disparada para a cidade de Laranjeiras do Sul, para avisar o prefeito que o governador estava o esperando no potreiro. Cheguei na cidade, a primeira casa que encontrei pedi um telefone emprestado, liguei a cobrar para a prefeitura, e o prefeito estava lá no Rio Bonito aguardando a chegada do avião. 
Então o pessoal de Laranjeiras se deslocou, porque não tinha naquela época celular, até o aeroporto, perto da usina de Salto Santiago para comunicar o prefeito. Voltei no galope para o local onde estava o avião, quando cheguei lá, o gado estava todo espalhado, porque o gado é muito curioso e foram avistar a aeronave, e o governador estava com um pau na mão espantando as vacas, que estavam cheirando o avião. Ao chega no local, não achei mais o dono do cavalo e pensei: fugiu com a minha pasta. Sai novamente em disparada a procura dele, fui ate uma casa. Era a casa dele, entreguei o cavalo, peguei minha pasta, voltei para o avião e o prefeito de Laranjeiras estava chegando, para nos apanhar, para enfim nos levar no município de Chopinzinho, uma história pitoresca entre tantas que aconteceram comigo nesta vida pública. 
Olho Aberto: O blog agradece sua disponibilidade e deixa o espaço para suas considerações finais.
Nereu Moura: Acho importante este espaço dirigido aos candidatos, para que cada um possa expressar sua opinião, mostrar seus projetos, suas ideias, o que acha da vida pública e o que pretende. Eu, nestes próximos quatros anos, quero continuar dedicando minha vida para o povo paranaense, especialmente o povo da minha região, como tenho feito, cada dia procurando melhorar, porque nós como seres humanos, temos que melhorar todos os dias, temos que aprender com os próprios erros, aprender com a própria vida. E é isso que estou fazendo, neste mundo sou um andante, sou um caminhante, que procura todos os dias aprender coisas novas, me aprimorar, assimilar conhecimentos e lutar com muita devoção e renegação em favor das causas públicas que a comunidade exige e precisa que sejam enfrentadas. Assumo este compromisso de continuar trabalhando com vigor, determinação, estando presente, procurando respeitar cada voto, cada pessoa, cada cidadão e cidadã, com o objetivo de molhar a qualidade de vida da população e melhorar de forma geral as condições de infraestrutura de onde vivemos. Agradeço ao blog Olho Aberto pelo espaço, e disponível sempre que precisar.
Entrevistado da semana
O Blog olho aberto Paraná estreou o quadro "O entrevistado da semana", este quadro é publicado toda quinta-feira no BLOG OLHO ABERTO PARANÁ.
Confiram na próxima quinta-feira quem será o "entrevistado da semana" do Blog Olho Aberto Paraná.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul