sábado, agosto 30, 2014

Cida reafirma propostas para a Saúde do Paraná

A candidata à vice-governadora na chapa de Beto Richa (PSDB), Cida Borgheti (Pros), apresentou, nesta quinta-feira (28), as propostas para a área de saúde ao Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR). Cida reafirmou os compromissos do governador em ampliar os investimentos no setor em todo o Estado. Nesses quatro anos a gestão Richa vai aplicar R$ 8,5 milhões exclusivamente em saúde pública.
“Saúde é prioridade no Paraná e queremos dar continuidade a essa proposta inovadora que já se mostrou eficiente e é referência para o Brasil. Precisamos solidificar ações como o Mãe Paranaense, o Resgate Aéreo e os Centros de Especialidades. O Paraná avançou muito nos últimos anos, mas precisamos avançar mais”, disse.

PROPOSTAS - Cida adiantou que o programa Mãe Paranaense, que reduziu a mortalidade materna em 40 % e a infantil em 10 %, oferecerá o serviço de reprodução assistida as mulheres que desejarem engravidar. “O programa, que é um sucesso no atendimento as gestantes será melhorado e ampliado”, afirmou. O Mãe Paranaense funciona nos 399 municípios paranaenses.

Cida anunciou também que o Governo Richa vai financiar a residência médica em medicina da família, residência multiprofissional e de especialidades de maior demanda. “É um projeto inédito e inovador que vai aumentar o número de médicos especialistas nos hospitais do Paraná .

ESPECIALIDADES - A candidata afirmou que o Governo vai construir mais 11 Centros de Especialidades. Os Centros trazem um novo modo de atender as pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doença renal crônica. Todo atendimento necessário será disponibilizado num mesmo lugar: consultas médicas com especialistas e multiprofissionais como nutricionista, psicólogo, fisoterapeuta, além de exames de cardiologia, oftalmologia, ultrassonografia e outros.

“Já temos 12 centros garantidos e teremos mais 11 nos próximos quatro anos. Essa rede vai levar saúde especializada de qualidade para os paranaenses de todas as regiões do Estado”, salientou.

O serviço de transporte aeromédico, que conta hoje com quatro bases espalhadas pelo Estado e que já salvou mais de mil vidas, será reforçado e ampliado. Assim como o Samu Regional que saltou de 15 municípios atendidos para 289 em menos de quatro anos.

Cida destacou ainda o programa de apoio aos hospitais públicos e filantrópicos do Paraná (HospSUS). O programa destinou mais de R$ 280 milhões para 154 hospitais, os recursos são utilizados em obras, equipamentos e investimentos em custeio. “ Teremos até o fim desse ano um aumento de 56% nos leitos de UTI no Estado”.

Além de apresentar as propostas da coligação Todos pelo Paraná, Cida também recebeu do presidente do Conselho, Antonio Neto, uma carta com reivindicações do órgão. O Conselho é formado por gestores federais, estaduais e municipais; prestadores de serviços de saúde; profissionais da saúde e usuários.

Principais proposta para a Saúde:
- Construção de mais 11 Centros de Especialidades, 12 já estão em implantação;

- Construir, ampliar, reformar e equipar mais 600 Unidades de Saúde da Família em todas as regiões de saúde, para ampliar o acesso a população aos serviços de saúde e melhorar o atendimento em todos os municípios do Paraná;

- Implantar a residência médica em medicina de família e a residência multiprofissional para melhorar a qualidade da assistência prestada a toda a população;

- Manter o apoio financeiro aos municípios para a manutenção das equipes da Atenção Primária à Saúde.

- No Mãe Paranaense, implantar o serviço de reprodução assistida para todas as mulheres que desejarem engravidar;

- Implantar a residência em enfermagem obstétrica para qualificar a atenção as gestantes e ao parto;

- Manter o HOSPSUS fase I e II e ampliar a assistência hospitalar com a implantação da fase III do Programa de Apoio aos Hospitais com menos de 50 leitos, garantindo o atendimento de urgência para todos os municípios;

- Ampliar o transporte aéreo, abrangendo as 4 macroregiões do Estado.

- Implantar mais 1000 leitos nos hospitais regionais em Ivaiporã, Telêmaco Borba, Guarapuava, Cascavel, Londrina, Toledo, Umuarama, e Paranavaí;

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul