terça-feira, julho 29, 2014

Laranjeiras do Sul:Diretor do Campus da UFFS participa da reunião dos vereadores e aborda tema voltado ao Plano de Expansão da Universidade

A vigéssima terceira sessão ordinária de 2014 dos vereadores de Laranjeiras do Sul, foi realizada na noite de segunda-feira(28). Na oportunidade, foi apresentado dois pareceres, um da Comissão de Constituição e Justiça e outro da Comissão de Finanças e Orçamento, além de uma Moção de Pesar e dez indicações. Destas indicações, duas foram apresentadas pela vereadora, presidente da Câmara Ivone Portela, sendo assinada também pelos vereadores Junior Gurtat, Laureci Leal, Silvano Pereira e Clarice Bortoluzi Viola. “Estou solicitando do Poder Executivo, que providência a poda de árvores no quadro urbano, principalmente as que estão próximas às placas de trânsito, tendo como objetivo principal evitar acidentes e facilitar a visibilidade dos motoristas. A outra indicação, onde já apresentei a mesma em 2013, é que o Executivo coloque placas indicativas de acesso às comunidades do interior do município”, disse a presidente.

A reunião contou também com a participação do Professor e Diretor do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, Paulo Maier. Atendendo convite feito pela presidente Ivone Portela e pelos vereadores Laureci Leal e Silvano Pereira, Paulo Maier, abordou tema voltado ao Plano de Expansão da Universidade. Além de apresentar o Projeto, de forma qualificada ele falou sobre as obras que estão em andamento, pavimentação, trevo de acesso, número de alunos, bolsitas e sobre os próximos cursos já aprovados pelo Conselho do Campus para a Universidade. Com relação ao trevo de acesso, os recursos na ordem de R$2.000.000.00(dois milhões de reais) já estão garantidos e a obra será construída pela empresa Itax, a mesma que faz a manutenção da BR-158. “A Empresa já está fazendo a Topografia, mas a expectativa é que até o final do ano seja concluído e contará com uma avenida iluminada e que vai dar acesso de segurança para os alunos, professores, funcionários e comunidade”, disse Maier.
Sobre novos cursos disse que o Conselho Universitário aprovou recentemente a oferta de dez novos cursos nas áreas de Engenharia, Bacharelado e Licenciatura. “Na [área de Licenciatura, os cursos são de Biologia, Ciências Sociais, Matemática e Física. Já na área de Engenharias, Civil, Química e Mecânica e Bacharelado, nas áreas de Direito e Zootecnia. Trata-se de um planejamento. Para implantação dependemos da política de expansão do governo federal”, afirmou o diretor da UFFS.
A Presidente Ivone Portela, ficou contente com a explanação feita pelo professor Paulo Maier. “Ele nos deu uma aula. Fez uma explanação
com clareza respondendo inclusive os questionamentos dos vereadores. Inclusive cogitamos a possibilidade de realizar uma sessão Itinerante dentro da Universidade, no sentido que os alunos tenham a oportunidade de conhecer os trabalhos do Poder Legislativo de Laranjeiras do Sul”, afirmou a presidente.

Moção de Pesar

Outro assunto amplamente discutido durante a sessão foi a Moção de Pesar, assinada por todos os vereadores e que será encaminhada aos familiares, pelo passamento de Ademir Severino Alves. O mesmo desempenhou várias atividades e cargos públicos no município, e veio a falecer na noite de sexta-feira(25), vitima de infarto. Ademir Severino Alves, foi vereador e presidente da Câmara de Laranjeiras do Sul durante os anos de 1993 a 1996.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul