sexta-feira, dezembro 27, 2013

Operação Verão , Policiais Militares entregam pulseirinhas de identificação a crianças no litoral

“No ano passado eu fui até os policiais buscar as pulseirinhas, agora eles vieram até mim e isso é muito interessante”. A afirmação é de Nilceia Aparecida Fagundes, mãe de três filhos, de Toledo, no Oeste do Estado, que está no Litoral com a família. Ela elogiou o trabalho desempenhado por policiais militares, que percorrem as praias para localizar crianças cujos pais esqueceram de apanhar a pulseirinha de identificação nos módulos, viaturas policiais ou nos postos de guarda-vidas.

A entrega da pulseirinha de identificação faz parte da série de serviços da Operação Verão, realizada pelo governo estadual, em parceria com os municípios do Litoral. Além do reforço no trabalho da segurança pública, a Operação Verão abrange serviços de saúde, saneamento, energia e meio ambiente – com intensificação de coleta e destinação do lixo e limpeza da areia.

Nilceia contou que estava na praia com seus filhos e o menino foi se distanciando. “Eu estava olhando, não tirava os olhos dele. Agora com a pulseirinha vou ficar mais tranquila, tem telefone, tudo certinho”, disse ela. Valmir de Lara, de Irati (Campos Gerais) também veio passar dez dias nas praias e disse que não abre mão da pulseirinha. “É muito importante porque o pessoal perde muita criança. Tem muita gente, principalmente no final do ano. Esse serviço é muito bom, vou procurar sempre”.

A Polícia Militar está disponibilizando uma dupla de policiais militares fardados para esse trabalho. “É gratificante para o policial militar ver o sorriso de uma criança ao receber a pulseirinha. Mais gratificante ainda é saber que ela estará mais protegida dos perigos”, disse o soldado Carlos André de Oliveira. “Trata-se de um trabalho bom, porque aproxima ainda mais a PM da comunidade, temos um contato maior com as pessoas. Elas veem com bons olhos este serviço”, completa.

Para a cabo Sirlene Gonçalves das Neves Fernandes, que faz dupla com o soldado André, “a providência é muito importante porque muitos pais se distraem, vão direto para a areia. Assim beneficiamos um número maior de pessoas e trazemos mais proteção para as famílias. Muitas pessoas perguntam se podem levar mais para casa para usar em outros dias que forem para a praia”, contou ela.

“Deus me livre eu perder ele ou alguém levá-lo”, disse a turista de Telêmaco Borba (Centro), Maria Daniela Jock, que tem um único filho, de nove anos. Ela viajou para o Litoral com a família e elogiou o trabalho dos policiais. “É muito bom”, disse. A veranista Jaqueline Bortolussi, de Maringá (Noroeste), veio ao litoral paranaense para passar seis dias com a família. “É importante ter a entrega de pulseirinha, porque a gente tem criança pequena e fica com muito medo de perdê-las, ainda mais agora que começa aumentar o fluxo de pessoas.” 

Também para Daniele Schlunderger, também de Irati, que está no Litoral com toda a família, e têm três filhos, a pulseirinha é fundamental. “Graças a este trabalho da PM, todas nossas crianças estão com pulseirinhas, assim é mais fácil achá-las caso se percam. Ali tem o telefone, a gente procura o guarda-vidas e acha a criança mais fácil”, disse ela. 

A entrega de pulseirinha por policiais militares na areia foi uma surpresa para a moradora de São José dos Pinhais, Adriana Cristina Mendes. “Tenho duas crianças e não sabia que tinha pulseirinha. Acho importante porque às vezes estamos distraídos e pode acontecer de perder um, já aconteceu com meu filho maior quando ele era pequenininho”, contou.

As pulseiras levam informações como nome do pai ou da mãe, da criança e o número de telefone celular. “Ao chegar à praia, os pais devem procurar o posto mais próximo, pedir a pulseirinha e fazer as anotações imediatamente. Ela pode não evitar que a criança se perca, porém vai garantir que seja encontrada com mais facilidade”, explicou a porta-voz da Operação Verão Paraná, tenente Caroline Costa. A tenente ressaltou, ainda, que quando uma criança se perde, ao ser encontrada, ela deve ser levada por outros adultos até um dos postos de guarda-vidas ou policiais militares. 

Serviço:

As pulseirinhas estão disponíveis nas viaturas da PM na orla e nos postos de Corpo de Bombeiros, além da dupla de policiais da areia.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul