quinta-feira, dezembro 19, 2013

Governador condecora personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro

Nesta quinta-feira, 19 de Dezembro, em que se comemorou os 160 anos de emancipação política do Paraná, o Governo do Estado homenageou 51 personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e fizeram a diferença para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Estado. O governador Beto Richa as condecorou com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado. Foram homenageadas pessoas de destaque nas áreas da ciência, artes, religião, política, economia e na administração pública. 

Na cerimônia, realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador enalteceu a atuação de cada um dos homenageados. “Uma honraria que distingue as pessoas que tanto contribuem com o nosso Estado. É sempre bom reverenciar quem faz parte da nossa história”, disse ele. A solenidade teve a presença do vice-governador do Paraná, Flávio Arns; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes; da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; do secretário chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Reinhold Stephanes, do secretário de Governo, César Silvestri e do chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, parlamentares e familiares dos homenageados. 

Entre os homenageados estão o maestro e compositor Waltel Branco, o artista plástico Domício Pedroso, o diretor de teatro Márcio Abreu, a escritora e professora Marta Morais da Costa, o cartunista Luiz Antônio Solda, o arcebispo metropolitano de São Paulo, Odilo Pedro Scherer; o ex-governador de São Paulo, José Serra; o senador Álvaro Dias, o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, os empresários Mário José Gonzaga Petrelli, Reni Muffato, Jörg Hofmann, Adriano Hübner, Milton Serligman e o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo. 

O governador enalteceu os 160 anos de emancipação política do Paraná e enfatizou o desenvolvimento que o Estado vem alcançando nos últimos anos. “Esse desenvolvimento é fruto do trabalho de todos os paranaenses. Um Estado que ao longo de sua trajetória conquistou importantes avanços e destaque no cenário nacional. Hoje, somos a quarta economia brasileira e estamos vivendo o maior ciclo industrial da nossa história”, afirmou Richa. 

“Esses novos cenários da vida paranaenses têm como pano de fundo uma ampla massa crítica formada por trabalhadores, engenheiros, professores, estudantes, artistas, médicos, empresários e tantos outros profissionais, que fornecem sua cotidiana contribuição para que vivamos em um Paraná melhor”, afirmou Richa. 

Instituída em 1972, a Ordem do Pinheiro é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Os homenageados foram indicados por diversos setores da administração e da sociedade e selecionados por um conselho formado por membros da Casa Militar, Casa Civil, Chefia de Gabinete e Secretaria da Cultura. “Elas simbolizam milhares de pessoas que, anonimamente, trabalham e ajudam a construir o Paraná”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes. 

HOMENAGEADOS - O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, cresceu em Toledo, no Oeste do Paraná, onde iniciou os estudos. Fez os preparatórios para a Igreja em Curitiba. “Tenho um sentimento enorme de gratidão pelo Paraná, que significa muito para mim. Acompanhei o desenvolvimento deste Estado, tão bonito e tão acolhedor”, disse ele. O senador Álvaro Dias, governador do Paraná em 1986 a 1989, disse que a Ordem Estadual do Pinheiro é uma homenagem muito justa para quem ajudou a fazer do Paraná um Estado exemplar para o País. “Hoje, nos 160 anos de emancipação política do Paraná, me sinto honrado de estar entre pessoas que contribuíram para que nosso estado se tornasse tão extraordinário.” 

A empresária Reni Muffato também recebeu a comenda Grã-Cruz. A homenagem condecora o desenvolvimento que a empresa rede de supermercados Super Muffato proporciona representa aos paranaenses, ao empregar mais de 10 mil pessoas. “Me sinto honrada em receber esta comenda. É uma alegria muito grande poder contribuir para o crescimento do Paraná”, afirmou. 

O ex-governador de São Paulo, José Serra, também foi um dos sete homenageados na classe Grã-Cruz. Ele destacou a proximidade e afinidade dos dois Estados, que se desenvolvem e têm vocação para o progresso. “Para mim é uma homenagem muito significativa. Me sinto muito à vontade aqui no Paraná. Sou paranaense quando estou aqui”, disse, ao agradecer Beto Richa pela comenda. O ex-governador Orlando Pessutti disse ser motivo de grande alegria receber a honraria. “A ordem reconhece pessoas que ao longo de sua vida prestaram serviços de destaque ao Paraná e ao país. Nos meus 40 anos de vida pública, vejo a homenagem como momento para refletir sobre os desafios que tive que enfrentar e as ausências que passei da minha família para me dedicar ao serviço público. O reconhecimento é o maior troféu para um homem público da nossa geração”, afirmou ele.

Participaram da solenidade a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário de Governo, César Silvestri e o chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas. 

PERSONALIDADES HOMENAGEADAS COM A ORDEM ESTADUAL DO PINHEIRO 

CLASSE GRÃ-CRUZ 

ÁLVARO DIAS 

JÖRG HOFMANN 

JOSÉ SERRA 

MÁRIO JOSÉ GONZAGA PETRELLI 

DOM ODÍLIO PEDRO SCHERER 

EX- GOVERNADOR ORLANDO PESSUTI 

RENI MUFFATO 

GRANDE OFICIAL 

ADRIANO HÜBNER 

ALEXANDRE NERO 

ASCENCIO GARCIA LOPES 

BENEDITO VALDECIR DE OLIVEIRA 

DOMÍCIO PEDROSO 

EDSON LUIZ CAMPAGNOLO 

FERNANDO ANTONIO MIRANDA 

FRANKE DIJKSTRA 

FREI POLICARPO BERRI 

GUERINO GUANDALINI 

HERBERT ARNOLD BARTZ 

IPPEI ODA 

JOÃO LYDIO SEILER BETTEGA 

LETICIA SABATELLA 

LUIZ ALBERTO MELO 

LUIZ LOURENÇO 

MANOEL HENRIQUE PEREIRA 

MIGUEL THOMAZ PESSOA FILHO 

PEDRO JOANIR ZONTA 

ROGÉRIO DE OLIVEIRA AMORIM 

WALTEL BRANCO 

WILSON DE MATOS SILVA 

COMENDADOR 

AGUSTINHO SELESKI 

ANTONIO CANDIDO PRATAVIERA CALCAGNOTTO 

CARLOS RENATO FERNANDES 

CLÁUDIO ZINI 

DALMO WILSON LOUZADA 

EDNA KAKITANI CARBONE 

INGRID HAYDÉE MÜLLER SERAPHIM 

IRACI DA SILVA BORGES 

ISABELE PAPAFANURAKIS FERREIRA NORONHA 

JOÃO KRAINSKI NETO 

JOSÉ ANTONIO DE LIMA 

LUIZ ANTONIO SOLDA 

LUIZ RICARDO DE SOUZA NASCIMENTO 

MARCIO ABREU 

MARLON BONILHA 

MARTA MORAES DA COSTA 

OZEIL MOURA DOS SANTOS 

RAUL BOESEL 

SAMIA SAAD GALLOTTO BONAVIDES 

SERGIO ODILON NADALIN 

SERGIO SURUGI DE SIQUEIRA 

VERA MARIA BISCAIA VIANNA BAPTISTA 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul