sexta-feira, outubro 25, 2013

Rossoni diz que era previsível ameaça de greve de prefeituras contra queda nos repasses federais

Foto:Rossoni limpou a ALEP, já economizou R$ 400 milhões de reais

As prefeituras de Pernambuco e de Minas Gerais começaram um movimento que tende a se alastrar por todo o Brasil. Ameaçam fechar as portas por causa da vertiginosa queda nos repasses do governo federal para o Fundo de Participação dos Municípios. “Aqui no Paraná a situação não é diferente e o alerta está sendo dado há tempos. Só Brasília parece não escutar”, afirma o deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa.
O FPM representa pelo menos 90% da receita dos municípios com até 50 mil habitantes. Neste ano, segundo a Confederação Nacional dos Municípios, o repasse ficará 11% abaixo do previsto. “O motivo é a crise econômica e a aloprada série de desonerações tributárias feitas pelo Planalto para tentar estimular a economia”, explica Rossoni. “O resultado é este de agora, ou seja, a penúria das prefeituras e o sofrimento do povo”.
O pior, segundo o deputado, é que a presidente Dilma parece não enxergar isso. “Em descarada campanha para reeleição, ela disse que o FPM não diminuiu, mas cresceu. Ou seja, estas prefeituras que ameaçam fechar as portas devem estar fazendo protesto a favor”, ironizou Rossoni.

Via Sonia Maschke - Jaime Santorsula Martins
Ass. de Comunicação da Presidência

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul