terça-feira, setembro 24, 2013

Laranjeiras do Sul:Adolescentes internos concluem cursos de iniciação profissional

Quarenta e oito adolescentes privados de liberdade internados no Centro de Socioeducação (Censes) de Laranjeiras do Sul concluíram cursos de iniciação profissional. Eles receberam o certificado na última semana, em evento que celebrou a conquista de cada um junto com educadores, professores e familiares. 


A iniciativa do Governo do Estado de ofertar cursos aos jovens internos tem como objetivo proporcionar um desenvolvimento integral dos adolescentes por meio da orientação profissional, formação intelectual e convivência social.

O projeto de Qualificação Profissional Básica é realizado em todos Censes e Casas de Semiliberdade do Estado e tem duração de 12 meses, com turmas distribuídas em quatro ciclos de três meses. Apenas em 2013 serão 615 turmas nas 24 unidades socioeducativas, com aulas teóricas e práticas. O investimento é de R$ 3,8 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

Segundo o diretor do Cense de Larajeiras do Sul, Rafael Figueiredo, nesta primeira fase do projeto a opção foi pelos cursos de panificação, texturização e pintura decorativa, pintura de faixas e cartazes e garçom. No mês de outubro terá início o segundo ciclo de cursos, quando todos os adolescentes que cumprem medida de internação poderão, mais uma vez, se inscrever e conhecer mais uma atividade que poderá servir como referência para o futuro.

“Os cursos são mais um importante instrumento de mudança para a vida dos adolescentes que cumprem medida de internação e que, por motivos diversos, tiveram suas trajetórias de vida alteradas do curso normal”, explica Figueiredo.

EDUCAÇÃO
Além de cursos de iniciação profissional, a escolarização é assegurada aos adolescentes internados pelo Programa de Educação nas Unidades Socioeducativas (Proeduse). A ação é realizada em parceria da com a Secretaria da Educação e garante ensino fundamental e médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Em Laranjeiras do Sul aproximadamente 85 adolescentes são atendidos no sistema de privação de liberdade.

Eles também recebem acompanhamento diário de educadores sociais, atendimento técnico especializado de psicólogos, assistentes sociais, pedagogo e terapeuta ocupacional. Praticam esportes e participam de atividades culturais lúdicas.

REFORMA – A unidade de Socioeducação de Laranjeiras do Sul finalizou obras de reforma recentemente. Foram reformulados os alojamentos, salas para atividades, quadra esportiva, instalações elétricas, hidráulicas, iluminação, troca das instalações sanitária e pintura. As adequações levam em conta o conforto, com modificações nos alojamentos para melhor circulação de ar, por exemplo.

O Governo do Estado por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social está promovendo reforma e ampliação do todo seu sistema de atendimento a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internamento. O investimento até o fim de 2013 totalizará R$ 43 milhões.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul