quarta-feira, julho 24, 2013

UFFS - Campus Laranjeiras do Sul é parceira na organização de curso para técnicos da região

Iniciou na terça-feira (23) e segue até o dia 25 a primeira etapa do Curso Básico de Piscicultura para técnicos da região da Cantuquiriguaçu. A atividade acontece no Hotel Lind'Água, em Laranjeiras do Sul, e é uma realização da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec), Sebrae, Prefeitura de Laranjeiras do Sul, União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Fundação Rureco, Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils) e Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu.
O curso acontece em três etapas e tem o objetivo de capacitar técnicos indicados pelas prefeituras dos 20 municípios da Cantuquiriguaçu, visando a criação do plano de desenvolvimento da piscicultura na região, em conjunto com os produtores. Entre os ministrantes desta primeira etapa estão os docentes da UFFS Marcos Weingartner e Betina Muelbert, que apresentarão aos participantes os temas “Instalações: requisitos básicos e construção” e “Piscicultura e a preservação ambiental: exigências legais”, respectivamente. As etapas seguintes contarão com abordagens dos professores Jorge Parra, Maude de Borba e Tiago da Costa.
Antes da realização do curso, a comissão organizadora fez um levantamento da produção de peixes na região. “Fizemos este diagnóstico para sabermos o que existe de produção atualmente e, agora, estamos realizando a capacitação dos técnicos. A partir daí, iremos começar a criar este plano de desenvolvimento da piscicultura na Cantuquiriguaçu”, afirma Betina.
Para o analista ambiental da Prefeitura de Pinhão (PR), Mayquel Lima, a participação no curso é de extrema importância para a continuidade do trabalho. “Estamos colhendo informações importantes que contribuirão para a melhoria da atuação, principalmente, na parte técnica. Este conhecimento agregado será transmitido aos produtores interessados”, ressalta.
Fonte::Adolfo Vaz 
Jornalista MTB 8432/PR 
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) 
Campus Laranjeiras do Sul 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul