sexta-feira, maio 31, 2013

AÇÃO CONJUNTA DA 4ª CIPM E POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL APREENDE PASSAROS SILVESTRES LONDRINA





Nesta quinta feira, dia 30 de maio de 2013, por volta das 13hs30min, Policiais Militares pertencentes ao serviço operacional da 4ª Companhia Independente de Policia Militar em Londrina receberam chamada para ocorrência de perturbação de sossego na zona norte da cidade.

Os policiais deslocaram-se na rua Ana Murge, Conjunto Habitacional Maria Cecilia, e localizaram na residência denunciada uma veiculo Hyundai modelo Tucson com o som em volume muito alto, os policiais constataram a ocorrência e solicitaram ao proprietário da casa que abaixasse o volume do aparelho de som do carro, fato que não foi acatado, e obrigou os policiais a adentrarem a casa para a condução do proprietário da casa e carro por desobediência e lavratura dos documentos pela perturbação.

Segundo a equipe policial, o dono da casa ao perceber que seria detido, evadiu-se pulando o muro dos fundos da residência, e a equipe policial ao adentrar o imóvel, além do crime inicial, constataram diversos pássaros silvestres aprisionados em gaiolas, sem a devida permissão e alguns pássaros tinham os pés machucados e tinham anilhas.

Assim foram acionados os Policiais Militares Ambientais, que constataram a existência de dezessete pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem a devida licença ambiental, sendo eles cinco Coleirinhas, Oito Trinca Ferros e Dois Galos de Campina.


Diante da situação os policiais realizaram a apreensão dos pássaros, o boletim de ocorrência foi lavrado em nome da esposa do homem que fugiu, sendo ela uma mulher de 31 anos de idade que estava na casa se apresentou como sendo a proprietária dos animais e sabia da irregularidade dos pássaros.

Foi constatado que os pássaros passavam por maus tratos, pois não estavam sendo tomados os cuidados sanitários e de alimentação corretos, em algumas gaiolas foi encontrada grande quantidade de fezes em contato com os alimentos e agua dos pássaros.

Ainda foram verificadas que algumas anilhas foram introduzidas provavelmente em pássaros já adultos, com medidas de diâmetro acima da permitida para alguns espécimes de acordo com a legislação.

Como exemplo foi encontrada uma anilha muito grande colocada em um dos pássaros Galo de Campina, (Cardeal ou Cardeal do nordeste), esta ave teve dois dedos da pata esquerda amputados provavelmente durante a instalação da anilha depois de adulto.

Assim existem evidências de que a ave foi capturada já adulta, anilhada ilegalmente a força, falsificando assim o selo de verificação junto ao IBAMA, todas as aves criadas por filiado ao SISPASS, devem realizar o anilhamento correto com a ave de poucos dias de vida, período que os dedos dos pês do animal não estão com as articulações totalmente calcificadas e permite a passagem da anilha metálica obtida corretamente.

As aves encontradas foram encaminhadas para um CETAS aonde vão receber tratamento especializado uma vez que ao manter estes animais em cativeiro eles ficam suscetíveis a doenças e acabam por ter diminuído seu instinto de sobrevivência natural, por isso passarão agora por um processo de acompanhamento em um habitat controlado, até que seja possível sua reinserção na natureza.

É ordem direta do nosso comandante do BPMA, Senhor Tenente Coronel Chehade Elias Geha que as ações de proteção ambiental sejam intensificadas e o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras.
 Todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região. 
   Via  Capitão PM Ricardo Fardim Eguedis
Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul