quinta-feira, fevereiro 28, 2013

INICIO DA OPERAÇÃO PESCA LEGAL E RESULTADOS ALCANÇADOS NA SEGUNDA COMPANHIA DE POLICIA MILITAR AMBIENTAL OPERAÇÃO PIRACEMA 2012 / 2013 – 2ª CIA BPMA


Agora com o final do defeso nosso trabalho de proteção ambiental continua, pois mesmo liberada a pesca de diversas espécimes nativas, o seu tamanho, local e forma de captura devem ser respeitados incluindo a legislação pertinente do pescador amador e profissional, da embarcação e seu condutor tudo para evitar riscos as pessoas e ao meio ambiente.
Para este trabalho estamos iniciando a OPERAÇÃO PESCA LEGAL, que estará presente neste mês de março, aonde várias pessoas desenvolvem atividades de pesca na região, em decorrência da temperatura estar alta e a quantidade de peixes após a piracema ser maior. 
Teremos a abertura da operação ás 09hs da manha deste dia 28 de fevereiro, com saída da sede da segunda companhia de policia militar ambiental, no jardim botânico de Londrina e a operação vai contar com cerca de trinta policiais militares ambientais em cinco viaturas e três embarcações realizando trabalho de fiscalização em locais com concentração e pesca como centros de turismo, rios lagos e represas visando fiscalizar pescadores na reabertura da pesca em 2013.           
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) editou a portaria 242/2012, que restringe por três anos a pesca (exceto amadora), o transporte e a comercialização de seis espécies no Estado: dourado, jaú, piracanjuva, jurupoca, monjolo e surubim do Iguaçu, medida que verifica estudos que indicam a redução dos estoques pesqueiros ao longo dos anos nas bacias dos rios Paraná, Paranapanema, Iguaçu e seus afluentes, protegendo peixes importantes para a biodiversidade.
            Durante a realização da Operação PIRACEMA 2013, que iniciou no dia 01 de novembro de 2012 e termina hoje dia 28 de fevereiro de 2013 os Policiais Militares da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental realizaram vários trabalhos de intensificação da fiscalização e proteção da pesca que é proibida neste importante período de reprodução dos peixes na área operacional da companhia.
 O principal objetivo da ação na Operação PIRACEMA foi a preservação ambiental e a segurança publica da população rural e nos locais de turismo existentes na nossa área operacional, garantindo a tranqüilidade e prevenção aos crimes comuns nas áreas rurais e dos crimes ambientais em toda a região administrada pela companhia, e a antecipação e intensificação do policiamento acabou prevenindo crimes pela presença física nos locais aonde ocorrem as pratica irregulares contra o meio ambiente. 
Houve uma intensificação focada em resultados positivos para a população tanto em matéria de proteção ambiental como de segurança publica, os policiais forma orientados a aumentar o numero de abordagens e atendimentos de denuncias da população, este fato resultou no aumento de todos os índices de apreensões e verificações policiais, conforme comprova a tabela abaixo. 
            É ordem direta do governador Beto Richa e de nosso comandante do BPMA, Sr. Tenente Coronel Chehade Elias Geha para que as ações de educação e proteção ao meio ambiente sejam intensificadas, pois a segurança e o meio ambiente devem ser protegidos para as gerações futuras, este trabalho é fundamental para a proteção ao meio ambiente e futuro da sociedade em geral. 
            O Batalhão de Polícia Militar Ambiental vêm realizando intenso esforço em todo o Estado no sentido de reprimir crimes ambientais, porém as ações se tornam mais eficazes quando a sociedade participa, como nesse caso, denunciando quem pratica, bem como os pontos onde mais ocorrem estes crimes ambientais. 
Londrina,PR, 28 de fevereiro de 2013  
Capitão QOPM Ricardo Fardim Eguedis
Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental
RESULTADOS OPERAÇÃO PIRACEMA - 2ª CIA – BPMA
2012 / 2013
TOTAL
DELITOS
Flora
42
Fauna
130
Pesca
139
Porte ilegal de arma
42
Prisão em flagrante (Adultos)
150
Apreensão em flagrante (Adolescentes)
04
APREENSÕES
INFRAÇÕES DE PESCA
Redes (m)
16388
Tarrafas (un)
61
Espinhéis (m)
6547
Peixes/Outros (kg)
808,3
INFRAÇÕES DE FAUNA
Armas de fogo
46
Armas brancas
04
Animais (Un)
140
Pássaros (Un)
478
Outras apreensões (descrever nas observações)
325
OUTROS
Bloqueios/Blitz ambientais
539
Educação ambiental  (nº pessoas)
5285
Orientações
4523
ADMINISTRAÇÃO
Nº PM empregados
51
Viaturas empregadas
09
Km percorridos
85268
Barcos empregados
5
Horas de utilização de barcos
865
Combustíveis
Diesel
8954
Gasolina
4369
Lubrificantes
52,69

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul