segunda-feira, novembro 26, 2012

Guaraniaçu:Município recebe programa do Governo do Estado Rede Mãe Paranaense


Programa propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.

O que é Rede Mãe Paranaense

É um conjunto de ações que envolvem a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento no pré-natal, com no mínimo 7 consultas, a realização de 17 exames, a classificação de risco das gestantes e das crianças, a garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco, em especial no seu primeiro ano de vida, a garantia do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional.

O objetivo do programa é diminuir as mortalidades infantil e materna no Paraná. Atualmente, elas são as maiores do Sul do Brasil. Segundo dados da secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a cada mil crianças nascidas, 12,12 morrem. E quanto às taxas de mortalidade materna, ocorrem 63,8 óbitos para cada mil gestantes.

Segundo informações da secretária municipal de Saúde, Roseli Padilha, em Guaraniaçu são realizados atendimento específico a gestantes como: prioridades nas consultas com agendamentos prévios, atendimento com médico obstetra, atendimento odontológico, exames laboratoriais e de imagem, vacinas entre outros. Com s implantação do programa Rede Mãe Paranaense, a secretaria municipal de Saúde reorganizará e ampliará esse atendimento. Segundo Roseli, atualmente temos 23 gestantes recebendo acompanhamento.

Foto:Lançamento do Programa no município
Via Assessoria de Comunicação / Edy Cunha.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul