sexta-feira, outubro 12, 2012

Rossoni deverá ser reeleito Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná na próxima terça-feira (16)


Plauto Miró (à esquerda) pode ir para o TC, e Rossoni deve ser reeleito na presidência da Alep
As principais bancadas da Assembleia Legislativa decidiram em comum acordo lançar uma chapa única para a Mesa Diretora da Casa. A eleição está marcada para a próxima terça-feira. O grupo que comandará a Casa por mais dois anos deverá manter a maior parte dos nomes da atual composição. O PMDB chegou a ensaiar um bate-chapa, mas optou manter a unidade da bancada de apoio ao governador Beto Richa (PSDB). Como na eleição de 2011, o PT já anunciou que vai se abster.
O anúncio oficial da data em que será realizada a eleição para a Mesa foi feito ontem pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB). Pelo acordo, ele permanecerá no comando por mais dois anos. Ontem, Rossoni preferiu ainda não falar como candidato único. “Temos feito um trabalho em conjunto e esperamos dar continuidade”, afirmou. O prazo para inscrição das chapas se encerra às 18 horas da próxima segunda-feira.
A permanência de Ros­­soni poderia ser ameaçada pelo PMDB, que tentou articular a montagem de uma chapa concorrente, mas concluiu que a ideia seria inviável. Com isso, os peemedebistas entraram em um acordo para ocupar a 2ª secretaria, atualmente ocupada por Reni Pereira (PSB), que deixa a Assembleia no final do ano para assumir a prefeitura de Foz do Iguaçu. “Não é o ideal, mas é a forma que o PMDB encontrou para continuar participando das decisões”, resumiu o deputado Reinhold Stephanes Júnior, atual 3.º secretário.
Cobiçada
O nome do indicado para assumir a 2ª secretaria ainda não foi definido, mas pode ser o de Artagão Júnior, que hoje ocupa a 1.ª vice-presidência e havia manifestado a disposição de disputar a presidência, ou Ademir Bier. Ao assumir a 2ª secretaria, os peemedebistas estão de olho em outro posto, o do 1º secretário Plauto Miró Guimarães (DEM). O democrata é cotado para ser indicado a uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TC), a ser aberta em 2013. Caso isso se confirme, o segundo cargo mais importante da Casa seria assumido imediatamente pelo 2º secretário.
Outro que deixa a Mesa Executiva obrigatoriamente é o 2.º vice-presidente Augustinho Zucchi (PDT), eleito prefeito de Pato Branco no último domingo.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul