quarta-feira, outubro 10, 2012

Eleição para a Presidência da Assembléia Legislativa do Paraná será terça-feira (16)

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) anunciou no início da sessão plenária desta quarta-feira (10) que a eleição da nova mesa diretora será na terça-feira-feira (16). Os deputados podem inscrever chapas concorrentes a atual gestão até segunda-feira (15).

Cabe à mesa diretora definir a ordem do dia, ou seja, quais projetos de lei serão votados pelos deputados e funções administrativas, como criação, transformação e extinção de cargos na Casa.

Também é de responsabilidade da mesa diretora, por exemplo, a definição dos salários dos parlamentares, do governador e do vice-governador e, após avaliação do Tribunal de Contas do Estado, (TCE) a aprovação ou não da prestação de contas do governo estadual.  A gestão é de dois anos.

As funções da mesa são de extrema relevância, inclusive, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que se afastou das atividades parlamentares para assumir a Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, retornou à Casa para participar da eleição.

As eleições deveriam ocorrem em dezembro, porém, foi aprovado um projeto de resolução que antecipou o pleito. A resolução foi apresentada pela atual mesa diretora por avaliar importante expandir de dois para quatro meses o processo de transição, já que a posse é em fevereiro.

Ordem do dia


Um dos projetos que serão apreciados pelos deputados nesta quarta-feira é o que prevê a instalação de anteparo de vidro acima dos balcões de buffets nos restaurantes. “Se uma pessoa estiver conversando na fila de um buffet, por exemplo, está colocando a comida em exposição às gotículas de saliva”, justificou o autor da proposta deputado Roberto Aciolli (PV). O projeto já foi aprovado em primeira discussão.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul