quarta-feira, setembro 12, 2012

Paraná:Dinheiro de multas de trânsito é destinado para cadeirinhas de bebê

No ano passado, apenas nas rodovias federais, mais de quatro mil crianças ficaram feridas em caso de acidentes. O uso da cadeirinha é obrigatório para menores de dez anos desde setembro de 2010 para crianças de até sete anos e meio.

Testes com modelos mostram que uma criança sem a proteção, seria arremessada contra o vidro, o que não acontece quando ela está presa ao equipamento.“Ela fica sem uso do equipamento de segurança, desprotegida. Ou seja, ela é arremessada de um lado para o outro do veiculo, no momento da colisão e a coluna vertebral e o crânio ficam mais vulneráveis neste momento”, explica Arnaldo dos Reis, médico.

O número de mortes de crianças menores de sete anos caiu 30% nas estradas federais no ano seguinte a lei da cadeirinha. Os equipamentos têm três tamanhos, conforme a idade, e os preços também variam. Para um bebê custa quase 300 reais.

No Paraná, o dinheiro das multas pagas por pessoas condenadas por crimes de trânsito está ajudando quem não teria como comprar uma cadeirinha.

O equipamento é emprestado aos pais, que se comprometem a devolvê-lo quando o filho crescer. Nesta hora é feita a troca por uma cadeirinha maior, para que a criança continue sendo transportada com segurança.

“Nós temos que lutar pela vida destas crianças. É importante dizer que os braços da mãe, infelizmente, não são o local mais seguro para se estar dentro de um carro”, diz Cristiane Yared, presidente da ONG Paz no Trânsito.

G1

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul