quarta-feira, setembro 05, 2012

Eleições 2012:Dez deputados estaduais pedem licença para concorrer à prefeituras

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem dez deputados que se licenciaram das atividades parlamentares para concorrer ao cargo de prefeito de cidades do interior do estado.
Pela legislação eleitoral, os parlamentares não são obrigados a se afastarem para participar do pleito, ou seja, estão fora da chamada desincompatibilização. “É uma estratégia de sobrevivência política”, avaliou a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e cientista política, Luciana Veiga.

Esta opção acaba sendo adotada porque, nos últimos meses da corrida eleitoral, os políticos dão mais importância à proximidade com os eleitores. Afinal, a campanha para prefeito é diferente da campanha para deputado estadual ou federal. Os temas colocados em discussão são mais concretos do ponto de vista do eleitorado já que integram o dia a dia dos moradores. Inclusive, em alguns casos, o candidato a deputado pauta a campanha em promessas de arrecadação de recursos para o município ou região que é a base eleitoral dele.

Veiga afirma que concorrer ao cargo de prefeito é uma espécie de promoção de baixo custo. Ela explica que o deputado que não teve restrição ou até mesmo teve o incentivo do partido para se lançar candidato, se não foi eleito, expande as possibilidades de reeleição no legislativo estadual. “Ele pode se candidatar e, se ganhar, maravilha. Se não ganhar, é promoção de imagem para as eleições 2014 e também foi ganho partidário”, diz.

Via G1

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul