quarta-feira, agosto 01, 2012

Guarapuava:CREA-PR fiscaliza atividades agronômicas na região de Guarapuava

Durante os meses de julho e agosto, os fiscais da Regional Guarapuava do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) inspecionam propriedades rurais. O objetivo é verificar e orientar os proprietários quanto aos serviços técnicos elaborados por profissionais da Engenharia e da Agronomia envolvidos nos empreendimentos agropecuários. A fiscalização abrange os municípios pertencentes às inspetorias de Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória.

Diversas atividades são verificadas, como o armazenamento de grãos, culturas temporárias acima de 2 módulos fiscais do Incra (36 hectares); a produção de olerícolas e frutícolas voltadas à atividade comercial, instalações para criação de animais acima de 100 m², receituário agronômico, conservação de solos, arborização e estradas rurais.

Na área territorial atendida pela Regional Guarapuava do CREA-PR, composta por 40 municípios, os principais registros dizem respeito ao acompanhamento técnico e à prescrição inadequada de agrotóxicos. “O que a fiscalização percebe é que as propriedades até possuem uma assistência técnica, mas é fundamental que contem com profissionais responsáveis para assegurar a qualidade e idoneidade do seu trabalho”, explica o gerente da Regional Guarapuava do CREA-PR, engenheiro civil Geraldo Canci.

A prescrição de agrotóxico para aplicação como método de controle fitossanitário é feita por profissional da Agronomia habilitado, através do receituário agronômico, instrumento para orientar a melhor prática fitossanitária a ser adotada. Através do conhecimento desse profissional, o agricultor consegue otimizar a produção, garantir a preservação do meio ambiente e minimizar possíveis impactos ambientais ocasionados pela atividade.

Para o presidente da Aeagro (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava), engenheiro agrônomo José Roberto Papi, a fiscalização valoriza o profissional da Agronomia e das Engenharias. “Todo profissional quando exerce o seu direito de atuar nas áreas de suas atribuições, o faz com o consentimento da sociedade expresso em lei federal. Portanto, todos os nossos atos devem ser para o bem da sociedade. Para que fosse garantido esse preceito foram criados órgãos fiscalizadores, denominados conselhos profissionais, caso do CREA-PR”, comenta.

Ao todo, a Regional Guarapuava possui 3.689 profissionais com registro ativo no CREA-PR, sendo 1.852 procedentes da Agronomia, o que representa 50,2%. O número de ARTs (anotações de responsabilidade técnica) registradas por esses profissionais em 2011 chegou a 7.962 documentos em sua área de abrangência, o que representa 30,7% do total no mesmo ano, quando incluídas as demais atividades profissionais registradas no CREA-PR. De 2008 até o ano passado, a emissão tem crescido anualmente, com um acréscimo de 18% no período.

QUADRO

Atividades e serviços fiscalizados



-Arborização

-Conservação de solos

-Cultura de frutícolas com fim comercial

-Cultura de olerícolas com fim comercial

-Culturas temporárias acima de 2 módulos fiscais do Incra (36 hectares)

-Estradas rurais

-Instalações para criação de animais acima de 100 m²

-Receituário agronômico

Via João Quaquio - Jornalista

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul