quarta-feira, julho 04, 2012

Irati: Três candidatos deverão concorrer ao cargo de prefeito (a)

Os últimos dias foram movimentados no cenário político de Irati. Indefinições, buscas por nomes alternativos aos já anunciados e acordos entre partidos. Ao que tudo indica as eleições para a prefeitura municipal será disputada por três candidatos. Esse quadro ainda pode mudar, já que a oficialização dos nomes só acontece em convenções, que já estão liberadas pela Justiça Eleitoral para acontecerem. O empresário Jorge Derbli (PSDB) e os advogados Odilon Burgath (PT) e Ieda Waydzik (PV) são os que deverão entrar na disputa.

O posicionamento do diretório municipal do PSD foi o que causou maior expectativa durante a semana. A sigla é considerada de grande força em Irati, já que conta com nomes como do deputado federal e presidente do diretório estadual, Eduardo Sciarra e do prefeito do município, Sergio Stoklos. A decisão foi de formar aliança com o PSDB, do pré-candidato Jorge Derbli. “Houve um consenso entre nós de que o tempo para lançarmos um candidato já passou. Deveríamos ter trabalhado isso antes com os partidos”, relata o presidente do diretório municipal do PSD, Maurício Panka.

Ele conta que a demora do partido em escolher um candidato próprio foi devido a tratativas para tentar unir o grupo. “Acabamos não nos atentando a coligar com outros partidos”, afirma. Panka diz que em conversa com integrantes do PSDB ficou acordado que o PSD indicará o nome do vice. As três opções da sigla são: o vereador Sidnei Jorge, o médico Ladislao Obrzut Neto e a engenheira Lucimara Farias, que manifestou interesse na última reunião da sigla.

Recentemente, o PSD lançou Sidnei Jorge como pré-candidato do partido. Segundo Panka, essa decisão estava condicionada a conseguir a união entre os grupos. Mas, ele afirma que isso não aconteceu. “O próprio pré-candidato, diante do quadro, acabou desistindo da sua candidatura”, relata o presidente do diretório municipal.

Outra informação que correu no cenário político local foi em relação à desistência da vice-prefeita, Marisa Lucas (PSC), que recentemente foi lançada como pré-candidata. A reportagem da Folha tentou entrar em contato com ela, mas não obteve sucesso.

MAIOR GRUPO

O nome do empresário Jorge Derbli é o que tem agregado mais partidos. Segundo ele, já firmaram apoio o PDT, PSD, DEM, PRP e PP. O pré-candidato ressalta que ainda há conversas e possibilidade de junção com o PMDB, PTB, PPS, PSC, PSB, PSL e PR. “Devemos fechar uma grande aliança. Eu não imaginava que ia dar essa reviravolta no quadro”, comenta Derbli.

Ele, que já disputou outras eleições para prefeito, conta que vem realizando, junto com seu grupo, um trabalho em torno de sua candidatura. Quanto ao PSD ele afirma que há afinidade com os membros do grupo, mas que sabe que não é unânime. “Entendo essa situação e acho normal e democrática”, relata. Ele diz que o PSD tem uma das maiores lideranças, que é o deputado federal Eduardo Sciarra. “Quero que ele ajude ainda mais Irati”, completa.

Derbli diz que a sua candidatura ainda contará com o apoio do governador Beto Richa, do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Valdir Rossoni e demais deputados que farão parte da sua base de apoio. O pré-candidato ainda afirma que para união do grupo não se fala em cargos como condicionantes para apoio. “Se eu me eleger, afirmo que farão parte da equipe aquelas pessoas que ajudarão a cumprirmos as metas de governo”.

A convenção do PSDB será realizada no dia 26 de junho, no Clube União Olímpico.

CHAPA PURA


Com proposta de fazer política de forma diferente, a advogada Ieda Waydzik será lançada como candidata pelo PV. O partido até o fechamento desta edição não havia entrado em acordo com nenhuma sigla. “Eles têm nos procurado. Mas, sentimos que a população não quer acordos. Estamos optando pelo diferencial”, relata Ieda.

Ela conta que como seu vice foi indicado o dentista Augusto Segundo Guerreiro, da própria sigla. Ieda relata que o diretório municipal do PV conversou com quase todos os partidos, mas que coligações não foram feitas pelas visões de política e gestão pública serem diferentes. “Está complicado. Nós não queremos negociar cargos. Ouvimos, não somos radicais, mas os pensamentos não batem”, comenta.

A sigla foi criada no município no segundo semestre do ano passado e hoje conta com 200 filiados. O comitê para a campanha já está sendo estruturado e fica localizado na região central da cidade. “Vamos fazer política de forma diferente em todos os sentidos. Contaremos com apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas para desenvolvermos a campanha. Mas, sabendo sempre a origem do dinheiro”, afirma.

A convenção do PV será realizada no próximo dia 27, no Clube União Olímpico.

APOSTA PELO NOVO

“Vamos contar com o respaldo da nossa militância e com setores da cidade que querem renovação na política”. Esta é a afirmação do advogado Odilon Burgath, que deve ser lançado como candidato à prefeitura de Irati pelo PT. O partido já tem firmado apoio do PCdoB. Quanto ao vice, a sigla ainda mantém em sigilo os nomes, mas afirma que pode ser uma mulher ou um agricultor. A reunião que definirá o nome acontecerá neste sábado (23).

Burgath relata que o partido não está fechado para conversas. Mas, que há dificuldades em negociações pelos grupos manterem nomes para a majoritária. “Nós temos restrições apenas com o PSDB e com o DEM. No estado o diretório abriu coligação com o PPS apenas nos casos em que o PT encabeça a chapa”, relata.

O pré-candidato afirma que com três nomes na disputa será possível a população comparar melhor as propostas. “O PT tem experiências positivas e ter um prefeito do partido ajudaria na aproximação com o Go-verno Federal, o que poderá trazer bons resultados para o município”, comenta.

Burgath afirma que sua candidatura contaria com apoios importantes, como o da Ministra Chefe da Casa Civil, Gleici Hoffmann. “Queremos apresentar para a população o que o governo republicano do PT tem feito. Não há diferenciação de municípios por questões partidárias”, ressalta.

A convenção do PT deve acontecer entre os dias 25 e 28 de junho.

(Folha de Irati)

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul