terça-feira, julho 17, 2012

Guarapuava:Municípios da Regional do CREA-PR de Guarapuava definem temas para EBDMs

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná está desenvolvendo em várias cidades do Estado os EBDMs (Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal). A Regional de Guarapuava já tem os temas definidos para a cidade e aos municípios a ela integrados: Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória. A iniciativa é possível através do programa Agenda Parlamentar, que pretende levar propostas aos candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores em outubro.

Os temas são sugeridos pelo CREA-PR em parceria com profissionais ligados a diversas entidades de classe locais e instituições de ensino. “Os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal tem como finalidade indicar soluções e orientar os gestores públicos, candidatos, partidos políticos e lideranças municipais para o desenvolvimento dos municípios e melhor qualidade de vida das pessoas, valendo-se dos conhecimentos da Engenharia e da Agronomia”, explica o gerente regional do CREA-PR em Guarapuava, Geraldo Canci.

Guarapuava

Para Guarapuava, três temas estão propostos. A Aprogeo (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná) sugere isolar os parques industriais com vegetação. A Aeag (Associações dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava), através de seu presidente, inspetor e conselheiro do CREA-PR, Massanori Hara, recomenda melhorias ao sistema viário e trânsito urbano. E o engenheiro civil e de segurança do trabalho, inspetor Leonardo da Silva Rocha, indica a implantação de um restaurante popular.

Laranjeiras do Sul

Em Laranjeiras do Sul, o inspetor chefe e engenheiro agrônomo Paulo Pedral Sampaio Cunha propõe a adequação de estradas rurais. Já a Aenvapi (Associação dos Engenheiros do Vale Piquiriguaçu), sugere melhorias em calçadas na área urbana para contemplar a acessibilidade e melhorar a locomoção dos habitantes. “Não só cadeirantes, mas pessoas com idade avançada e mesmo mães com carrinhos de bebê ficam sujeitos a acidentes. Há leis, mas falta regulamentar e melhorar a fiscalização”, explica o presidente da Aenvapi, engenheiro civil Gerson Luiz Boldrini.

Irati

Em Irati, a Associação de Engenheiros Florestais da Região Centro-Sul do Paraná requer a implantação de programas de arborização urbana. A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Irati indica a adequação de estradas rurais. E a Associação Regional dos Engenheiros Civis de Irati propõe ajustes em calçadas.

“As estradas rurais são muito extensas e as prefeituras da microrregião de Irati dispõem de poucos recursos financeiros. A captação de verbas via governo federal é o caminho mais seguro aos gestores”, aponta o inspetor do CREA-PR e engenheiro civil Pepe Salvatierra Maldonado, que ainda considera fundamental o trabalho da Agenda Parlamentar. “O CREA-PR possui bons profissionais, que sabem como fazer e a realidade de cada região”, ressalta.

União da Vitória

Em União da Vitória, o inspetor e engenheiro florestal Peterson Jaeger sugere o incentivo às parcerias público-privado como forma de desenvolver o acesso à tecnologia de informação, na extensão rural. O engenheiro civil Roberto Carlos Procópio recomenda a construção do trecho e ponte que liga a cidade industrial de Porto União até o bairro São Cristóvão, em União da Vitória. O engenheiro químico Ronaldo Quandt indica a construção de duas pistas pavimentadas marginais ligando o trevo da BR-153 até o Rio Vermelho.

Os EBDMs fazem parte do programa Agenda Parlamentar. Seu objetivo é contribuir com os gestores públicos para a definição de ações prioritárias ao desenvolvimento das cidades.

Também foram definidos os cronogramas para a entrega dos trabalhos, Confira abaixo:

Laranjeiras do Sul: 25 de Setembro

Guarapuava: 26 de Setembro

União da Vitória: 27 de Setembro

Irati: 28 de Setembro

Via João Quaquio - Jornalista

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul