sexta-feira, julho 20, 2012

Guarapuava:Governança aborda EBDMs, fiscalização e comunicação em Guarapuava

Iniciada em 2006 e aperfeiçoada em 2012, a reunião de governança cooperativa do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) tratou de diversos assuntos em Guarapuava. Entre os principais estão o trabalho da Agenda Parlamentar, através dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipais, o planejamento e as mudanças no modelo de fiscalização, além das ferramentas de comunicação interna e externa e as demandas existentes na área.

A reunião é a segunda promovida na regional de Guarapuava após sua criação. Na Plenária dos Colegiados, o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger reforçou as prioridades de sua gestão. “Fiscalização e gestão colegiada são nossos focos. Queremos que todas as ações resultem na valorização profissional”, afirmou.

Através da governança cooperativa o CREA-PR subsidia as câmaras técnicas especializadas com as demandas e necessidades das bases institucionais, sejam elas sugeridas por inspetores, entidades de classe ou instituições de ensino superior. O coordenador dos cursos de engenharia elétrica e engenharia civil da Faculdade Guarapuava, Edson Schültz, avalia o novo formato. “É um primeiro passo para estreitamento de relações entre o CREA-PR e as instituições de ensino, que antes era superficial. Anteriormente, o conselho era apenas um órgão de classe, do qual o profissional era obrigado a pagar e não tinha intenção de participar. Agora há proximidade maior, dando validade perante a comunidade acadêmica”, analisa.

A reunião foi dividida em cinco etapas. A primeira delas foi o treinamento para as entidades de classes, com a elaboração de relatórios de contribuição à fiscalização e renovação de convênios. Dando continuidade, o colégio de inspetores apresentou a o planejamento da fiscalização ao terceiro quadrimestre; o colégio de entidades de classe expôs o funcionamento da governança, a estrutura do CDER (Colégio de Entidades Regionais), o resultado das propostas do CDER Estadual; e o CIES (Colégio de Instituições de Ensino), além da explanação sobre a governança, discorreu sobre o Fórum de Docentes e Discentes. Cada um dos colégios teve o momento de debate e apresentação de propostas para serem levadas às câmaras técnicas. Ao final, a Plenária dos Colegiados apresentou assuntos de interesse da presidência e sintetizou propostas e resultado da reunião.

No Colégio de Inspetores, o superintendente do CREA-PR, Celso Roberto Ritter, explicou a inovação no modelo de fiscalização introduzida esse ano. Com o intuito de aumentar a quantidade de fiscalizações em no mínimo 50%, sem perder a qualidade, criou-se núcleos especializados, onde engenheiros civis fiscalizam a engenharia civil, engenheiros agronômicos a agronomia, e assim sucessivamente. No debate, um dos inspetores propôs a melhor fiscalização dos agentes financeiros em projetos de hipoteca (cédulas) e na emissão de laudos periciais do Proagro.

Na Plenária, após a distribuição e apresentação do manual revisado “Como falar com a imprensa”, houve a sugestão de mostrar através dos canais instituídos pela Assessoria de Comunicação a atribuição do CREA-PR e como ele age, tendo em vista tanto o público interno quanto externo.

Com relação aos EBDMs, o presidente Joel Krüger exaltou a importância dos estudos e pediu a concentração de esforços na elaboração das propostas que serão elencadas aos candidatos a prefeito e gestores públicos. “É uma oportunidade muito boa para reforçarmos junto às prefeituras as ações de valorização profissional. Os EBDMs são importantes não só para a vida do município, mas para demonstrarmos que estamos no caminho certo”, comentou, reforçando o compromisso assumido de apresentar 72 estudos municipais na Rio + 20 no painel “Cidades Sustentáveis: Desafios Globais, Soluções Locais”. A Regional de Guarapuava já possui 11 temas definidos junto às inspetorias da sede, de Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória. As propostas concluídas serão apresentadas no final de setembro.

João Quaquio – Jornalista

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul