quinta-feira, julho 05, 2012

Eleições 2012:Denuncie a compra de votos

“É importante alertar que esse tipo de conduta não pode ser mais aceita e cada família é responsável por essa mudança de atitude.
Tornou-se uma tradição no período eleitoral e principalmente no dia da eleição a compra de votos, se depender de nós, este ano será necessário de se separar um local para os chamados ‘cadeiões’, pois estaremos de olho abertos recebendo denúncias e registrando possíveis compras de votos, todo o material produzido (fotos e vídeos) referente a denúncias de negociações / compras de votos serão imediatamente entregues ao cartório eleitoral, e posteriormente divulgado no OLHO ABERTO PARANÁ.

"Isso é um absurdo, pois , o que deveria ser uma demonstração de democracia e alegria termina sendo fator de vergonha e decepção para todos, eleitores, autoridades, candidatos e partidos”. (Cesar Minotto)

DENUNCIAS ATRAVÉS DO E-MAIL olhoabertoparana2009@hotmail.com

As denúncias ainda podem ser feitas diretamente ao Cartório ou Fórum eleitoral de sua cidade.
Direito Eleitoral para todos: compra de votos

Quando se fala em compra de votos, logo vem à cabeça a imagem de um político que, aproveitando-se da situação de pobreza e da falta de esclarecimento, oferece ao eleitor um dinheirinho, um par de sapatos ou um saco de cimento em troca do voto.

Contudo, a compra de votos, também chamada de captação ilícita de sufrágio, é muito mais do que isso.

A promessa de um cargo na Administração do município, o simples oferecimento de um bem material para o eleitor, ainda que esse não aceite a vantagem, ou mesmo atos de violência ou grave ameaça direcionados a eleitores podem caracterizar a compra de votos.
Portanto, a legislação brasileira proíbe que qualquer benefício seja dado ou prometido ao eleitor em troca do voto.

É importante ressaltar que o pedido de voto não precisa ser explícito. Em outras palavras, não é necessário que o candidato diga expressamente que o bem ou a vantagem estão sendo dados para que o eleitor vote nele. Basta que esse seja o objetivo do candidato e as circunstâncias de cada caso permitam concluir que a vantagem está sendo oferecida em troca do voto.

Pela lei, nem mesmo a participação direta do candidato é exigida. Ou seja, se algum cabo eleitoral praticar esse ato ilícito, o político pode ser condenado.
E, hoje, as sanções são muito severas para quem pratica esse crime contra a democracia. Se a captação ilícita de sufrágio for devidamente comprovada perante a Justiça Eleitoral, o candidato pode ter mandato cassado, ser condenado ao pagamento de multa de até 50 mil reais e ser proibido de se candidatar pelo prazo de 8 anos a contar da eleição. Além disso, tanto o mau candidato quanto o eleitor que aceitou a vantagem podem ser processados criminalmente.

Logo, qualquer cidadão que tenha sido assediado por um candidato ou tenha notícia de compra de votos tem o dever de denunciar ao Ministério Público. Só assim, poderemos ter eleições limpas e políticos honestos.

3 comentários:

Haline disse...

no capanema está vindo um vereador chamado edison do parolim dando casa para moradores em troca de votos e vem vazendo promeças para as pessoas prometendo mais casa 1 já foi entregue no dia 30 de agosto de 2012 na rua irineu adami esquina com a rua guabirotuba uma casa que não tem muro.

Anônimo disse...

DISQUE NA TERRINHA UM CANDIDATO TEM 3.000.000,00 TRÊS MILHÕES DE REAIS PRA GASTAR

Eliandra disse...

Olá ,concordo em partes com o artigo acima publicado,concordo que políticos se utilizam de favores que concedem aos eleitores para garantirem suas eleições ,porém não posso deixar de aqui ressaltar ,os eleitores é que na maioria das vezes procuram os candidatos pedindo favores,é uma vergonha mas parece que só esperam esse tempo para abastecerem seus carros ,pagarem suas contas de água ,luz,etc....Deixo aqui um pouco da minha opinião e lembremos sempre.HONESTIDADE COMEÇA DENTRO DA GENTE .Eliandra,Quedas do Iguaçu,PR.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul