quarta-feira, julho 11, 2012

Palmeiras é campeão da copa do Brasil

Empate em 1 a 1 no Couto Pereira tira do Coritiba pela segunda vez a conquista da Copa do Brasil e a vaga direta à Libertadores.

A missão era a mais difícil da história das Copas do Brasil: reverter dois gols de desvantagem sem ter feito nenhum fora de casa. E acabou não sendo cumprida pelo Coritiba na noite desta quarta-feira (11). O resultado de 1 a 1 contra o Palmeiras não foi suficiente e a competição nacional e a vaga na Libertadores ficou com os paulistas, que quebraram um jejum de 12 anos sem título nacional de elite em pleno Couto Pereira.

O Palmeiras estava na seca deste tipo de taça desde a Copa dos Campeões de 2000. A Copa do Brasil não era levantada desde 1998, justamente com o mesmo treinador, Luiz Felipe Scolari. Em 2013, o time paulista irá jogar a Libertadores pela primeira vez desde 2009. Para o Coritiba, o gosto amargo de duas vezes seguidas ficar com o vice-campeonato da Copa do Brasil e pela terceira vez em dois anos ficar há apenas um jogo de se classificar para a Libertadores, pois desperdiçou uma chance na última rodada do Brasileiro de 2011 ao perder o Atletiba.

Mais amargo ainda para o Coxa é ter sofrido o gol decisivo, de Betinho, apenas quatro minutos depois de aberto o placar com Ayrton em cobrança de falta.

O jogo

O técnico Marcelo Oliveira começou surpreendendo com Gil fora do banco e mantendo Jonas entre os titulares no lugar de Ayrton, que era o mais cotado para começar na lateral direita.

O Coxa começou no abafa e o Palmeiras apostou em parar as jogadas com faltas. Mas erros de passe deram espaço para os contra-ataques palmeirenses. O time paulista exigiu algumas defesas de Vanderlei nos primeiros minutos com algumas chances claras. Do outro lado, os comandados de Marcelo Oliveira esbaldaram-se de perder chances, principalmente por falta de pontaria.

O diagnóstico alviverde era visto de dentro de campo. “Sabíamos que eles viriam fechados e apostando nos contra-ataques. Precisamos acertar os passes mais perto do gol”, disse o goleiro Vanderlei na saída para o intervalo.

A intervenção de Marcelo Oliveira foi justamente sacar Jonas no intervalo para colocar Ayrton. “Estou 100%. Vamos partir para cima dele”, disse o substituto no retorno ao campo.

Com pedidos de tranquilidade, o Coxa voltou martelando em busca do primeiro gol. A pressa era visível em toda as vezes em que a bola saía e a reposição era para o time paranaense. Ainda antes dos 15 minutos da segunda etapa, Lincoln entrou no lugar de Sérgio Manoel para ir para cima.

Numa falta no lado esquerdo sofrida por Lincoln, aos 16 minutos, o Coxa tirou finalmente o zero do placar. Ayrton cobrou direto para dentro do gol. Mas aos 20 minutos, o Palmeiras respondeu na quase na mesma moeda com Marcos Assunção batendo falta na direita e Betinho colocando de cabeça para dentro.

Em desespero, o técnico Marcelo Oliveira sacou Roberto e meteu Anderson Aquino, precisando agora fazer três gols. A equipe da casa partiu para o abafa e parou em defesas de Bruno e em bolas na trave. Nos acréscimos, Pereira foi expulso por jogada ríspida. Era o Palmeiras com sorte de campeão esperando apenas o apito final.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul