segunda-feira, junho 25, 2012

Marechal Cândido Rondon:Unioeste ganha mestrado em Desenvolvimento Sustentável


O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aprovou a implantação de um curso de Mestrado para o campus de Marechal Cândido Rondon, que tem como área de concentração o desenvolvimento rural sustentável. O coordenador da área, professor Nardel Luiz Soares da Silva, salienta a importância do curso neste momento, ao atender demandas emergentes, como as que têm sido discutidas em eventos, a exemplo do Rio+20 e outros encontros internacionais.

O curso também atende demandas específicas daquela região do Estado, eminentemente agrícola. Algumas das necessidades foram detectadas a partir da atuação dos pesquisadores da própria universidade e de programas governamentais como o Cultivando Água Boa e a Universidade Sem Fronteiras (USF).

O novo curso, que recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em abril, terá caráter interdisciplinar, envolvendo docentes de diversas áreas e dos vários campi da instituição. Quatorze docentes doutores, considerados pela Capes como um grupo de pesquisadores com maturidade científico-tecnológica, ministrarão as 23 disciplinas do programa.

Ligado ao Centro de Ciências Agrárias, o curso terá carga horária de 750 horas e, inicialmente, vai abrir 14 vagas para linhas de pesquisa em “Sustentabilidade Rural” e “Inovações Sócio Tecnológicas e Ação Extensionista”, sendo vinculado a Capes na subárea de Meio Ambiente e Agrárias.

Está prevista para o final do mês de julho a abertura das inscrições e, de acordo com o cronograma aprovado pelo Conselho Universitário, a seleção deverá ocorrer de 18 a 21 de agosto, enquanto o início das aulas está previsto para o dia 27.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul