segunda-feira, abril 23, 2012

Palmital:Gazeta do povo destaca caverna de topo no vale da Cantu

Depois de seis décadas de “anonimato”, gruta na região de Palmital, no Centro do Paraná, atrai pesquisadores e se torna campo de estudos sobre a formação geológica do estado.

No pico de um morro, bem no “coração” do Paraná. A primeira caverna de origem vulcânica em terras brasileiras de que se tem notícia fica no Vale do Rio Cantu, a 20 quilômetros de Palmital, no Centro do estado. A cavidade encontrada por acaso, há 67 anos, está sendo “redescoberta” pela ciência. O local apresenta indícios da passagem de lava resfriada. A novidade atraiu uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Guarapuava; e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Florianópolis. Há pouco mais de um mês, nove pessoas estudam a caverna.

Um desses pesquisadores é o estudante de Geografia da Unicentro, Geovane Ricardo Calixto, 20 anos. Foi ele quem percebeu que a caverna poderia ser de origem vulcânica. Calixto teve acesso a fotos do local pela internet, divulgadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Palmital. “Estima-se que a caverna tenha se formado há 120-130 milhões de anos, no mesmo derrame de lava que formou a Serra Geral, que atravessa toda a Região Sul”, explica.
O acadêmico (foto acima), que já fazia parte de um grupo de estudos sobre cavidades naturais da Unicentro, orientado pela professora Gisele Pietrobelli, comunicou o fato aos demais pesquisadores. Numa visita ao local, em 20 de fevereiro deste ano, o núcleo constatou que se tratava de um “tubo de lava”. Um desmoronamento acabou formando um paredão, que tem, bem no meio, a abertura que leva à caverna.

Há uma câmara, na entrada da caverna, que vai se estreitando até virar uma ramificação de tubos bem menores, como se fossem os dedos da mão. Ao que tudo indica, a lava escorreu da parte maior para a parte menor. O local tem, também, “bancadas” laterais que marcam, na parede, a altura atingida pelo “rio de lava”. “Como a parte mais externa desse rio se solidifica, acabam se formando camadas que, soprepostas, parecem bancadas”, explica o vulcanólogo da UFSC Breno Leitão Waichel, que faz parte do grupo que estuda a caverna.

Área restrita

A visitação está proibida, devido aos riscos que o local oferece. O grupo que estuda a área também está providenciando laudos para verificar a possibilidade de desenvolver alguma atividade de turismo na área. O doutorando em Processos Geológicos e Geomorfológicos da UFSC, Wellington Barbosa, integrado à equipe, afirma que isso não será possível enquanto não forem feitos todos os estudos necessários. “Nós fizemos um convênio com a prefeitura de Palmital para que a área seja estudada, pelo menos por enquanto, só pela gente, para evitar uma excessiva concentração de pessoas”, salienta.

Até pouco tempo, a visitação não tinha controle, e a caverna acabou perdendo algumas de suas características originais. As estalagmites – formações que pendem do teto, por meio da dissolução do mineral que recobre as paredes – praticamente não existem mais. “Não se pode dizer que foi vandalismo. Sem saber direito do que se tratava, as pessoas foram arrancando por considerarem as pontas curiosas”, lamenta Waichel.

Onde Basílio Burei ainda caminha pelos matos

A “Casa de Pedra”, como é chamada a gruta de Palmital, poderia ser uma desconhecida se não fosse a persistência de alguns “mateiros” que caminhavam pelo Vale do Rio Cantu. Os de uma família em especial. Quase todas as terras próximas pertencem ou já pertenceram a alguém com o sobrenome Burei. Já foram 11 irmãos morando nessas propriedades, mas apenas um deles, Basílio Burei, continua vivendo no vale. Foi ele, inclusive, quem encontrou a caverna, há 67 anos, durante uma caça. O difícil é encontrar o veterano que, aos 86 anos, ainda se embrenha sozinho pelo mato.

“Eu mesmo me bato para acompanhar o tio Basílio nessas caminhadas”, conta Miguel Burei Sobrinho, secretário de Meio Ambiente de Palmital. Sobrinho explica que, mesmo antes da descoberta científica, a visitação à caverna, que fica dentro da propriedade de Basílio, já sofria restrições. “Quando o pessoal começou a visitar aqui, deixava sacolas, garrafas, pacotes de batata frita. Ele proibiu na hora”, conta.

Aventura

Para chegar ao local, que é de difícil acesso, o carro da Gazeta do Povo foi deixado à beira da Rodovia PR-456. Dali, a reportagem seguiu num ônibus com tração nas quatro rodas.

Poucos quilômetros adiante, é possível ver paredões recobertos por uma vegetação verde-clara e rasteira.

“O solo aqui é muito raso, com cerca de dois metros de espessura. Embaixo é pura rocha”, explica o estudante de Geografia da Unicentro Geovani Calixto.

O ônibus trepida muito. A maior parte da estrada foi feita nos morros. Da janela, veem-se os topos de um lado e, do outro, abismos, a poucos passos do veículo.

Chegando à beira da caverna, é preciso atravessar uma cerca de arame farpado. Na “boca” da cavidade, sente-se um ar mais seco. O piso é todo revestido por uma grossa camada de pó escura e fofa. “Parece terra, mas é esterco de gado ressecado. Esse lugar já foi usado para abrigar cabritos e, principalmente, vacas”, explica Geovane.

Inventário

A Secretaria de Meio Ambiente de Palmital inventaria a Casa de Pedra desde 2009. A finalidade é aprimorar os mecanismos de conservação das belezas naturais na cidade. “Eu frequento esse lugar desde os 4 anos de idade. Não tinha esse negócio de férias na cidade. A gente vinha era para cá”, lembra Miguel.

O homem que hoje defende a conservação das áreas naturais já viu o desmatamento bem de perto. “Minha família lidava com madeireira. Hoje, faço exatamente o contrário”.

Matéria publicada na Gazeta do Povo http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1246954&tit=A-caverna-esquecida-do-Vale-do-Rio-Cantu


Leia abaixo matérias relacionadas

Palmital tem a única caverna de topo do Estado do Paraná
http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2011/10/palmital-tem-unica-caverna-de-topo-do.html

Palmital: Descoberta arqui-geológica, caverna em basalto e possivelmente um conduto vulcânico
http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2012/02/palmital-descoberta-arqui-geologica.html

Palmital: Blog olho aberto Paraná foi o 1º a divulgar a Caverna de basalto
http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2012/03/palmital-blog-olho-aberto-parana-foi-o.html

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul