sábado, fevereiro 11, 2012

Segurança pública:Governo do Paraná define data para transferência de detentos de cadeia

De acordo com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) do Paraná, 25 presos da Delegacia de Sarandi, no norte do estado, serão transferidos, na terça-feira (14) da carceragem, que foi interditada no dia 10 de janeiro pela Vigilância Sanitária. Nos últimos dias, outros dez homens foram levados para o Complexo Médico Penal (CMP), que fica em Curitiba. As transferências foram ordenadas pela juíza da vara criminal da cidade.

Conforme a Seju, os três primeiros detentos chegaram ao CMP no dia 20 de janeiro. Já os outros sete foram transferidos na terça-feira (7).
A Delegacia de Sarandi tem capacidade para 60 pessoas, mas abrigava 190 presos. A secretária de Justiça reconhece que o surto de tuberculose foi causado pela superlotação da carceragem. A ideia de transferir os presos visa, principalmente, conter a doença.

Histórico de doenças

Em 2010, a mesma Delegacia teve um surto de escabiose – doença conhecida como sarna. Em 2011 e 2012, a tuberculose atingiu os detentos. No dia 10 de janeiro, a Vigilância Sanitária interditou a cadeia após os sucessivos problemas de doenças que se espalhavam entre os presos.
Embora a cadeia esteja interditada, a delegacia continua a receber novos presos diariamente. Segundo o delegado José Maurício de Lima Filho, não há outro lugar para se destinar os detentos.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul