quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Pagamento de IPVA 2012 começou hoje

Mesmo quem não recebeu em casa o boleto para recolhimento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) já pode pagar o tributo. Nesta quarta-feira (8), começam a vencer os prazos para pagamento à vista, com 5% de desconto, dependendo do número final da placa do veículo.

A qualquer momento é possível consultar e recolher o imposto, menos em terminais eletrônicos; para isso, basta o número do Renavan. Os bancos autorizados a receber o imposto são o Banco do Brasil e o Itaú (em ambos, o pagamento nos caixas eletrônicos só pode ser feito por correntistas). Até o vencimento também é possível pagar o tributo em toda rede bancária e nas casas lotéricas.

A guia de recolhimento para pagamento também pode ser impressa a partir do site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br). Na mesma guia aparecem também eventuais débitos anteriores. A tabela completa do IPVA 2012 também pode ser consultada no mesmo site ou no Diário Oficial do Estado.

TAXAS

As alíquotas praticadas no Paraná estão entre as mais baixas do País e não sofreram mudança este ano: 2,5% para veículos em geral e 1% para ônibus e caminhões. Em São Paulo, por exemplo, o valor médio é de 4%. Com poucas exceções, quem não trocou de carro vai pagar, em média, 6% a menos que no ano passado, em função da desvalorização dos veículos seminovos.

Neste mês, o contribuinte pode recolher o valor integral do IPVA com desconto de 5%. De acordo com o final da placa, o vencimento começa nesta quarta-feira e prossegue até o dia 24. Quem optar pelo parcelamento – sem o desconto de 5% – vai começar a pagar em março, entre os dias 12 e 23. As parcelas têm vencimento programado para os meses de março, abril, maio, junho e julho, sempre no mesmo dia, variando de acordo com a placa.

FROTA

A frota paranaense tributada é de 3,7 milhões de veículos, o que permite projetar arrecadação do IPVA para 2012 de R$ 1,9 bilhão (crescimento de 7,7%). Do total de recursos arrecadados, 50% pertencem aos municípios de domicílios dos proprietários.

Um comentário:

Anônimo disse...

metade pertence aos municipios de domicilio dos proprietários?
está sendo aplicado aonde? olhaaaaa...

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul