terça-feira, fevereiro 14, 2012

Estiagem: Se não chover 21 cidades do Paraná podem ficar sem água

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu alerta nesta segunda-feira (13) sobre o uso racionado da água, pela situação “crítica ou de alerta” de “vários municípios” (veja listas abaixo). Essas condições se dão, diz a nota, “apesar das pequenas variações nas temperaturas e das chuvas esparsas dos últimos dias”.

Para os próximos dias, os seguintes municípios podem ter interrupção no abastecimento: São Mateus do Sul, Rio Azul, Rebouças, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Iracema do Oeste, Vera Cruz, Terra Roxa, São José das Palmeiras e Nova Aurora. A interrupção tem mais chances de ser realizada se não houver chuvas, e o calor e o consumo excessivo continuarem.

Se a estiagem durar por mais 15 dias, então estes municípios podem ficar desabastecidos: Pranchita, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Nova Prata, Vitorino, Bom Sucesso do Sul, São Jorge do Oeste, Verê e Cambará.

O texto diz ainda que “nesta segunda-feira (13), moradores de regiões altas, que não possuem caixa de água (...), podem enfrentar dificuldades. As principais áreas nesta situação são Jardim Esplanada, em Ponta Grossa, e Vila Flores, em Prudentópolis. Também estão sendo afetados, em pontos dispersos, os endereços mais distantes e mais altos de Irati, Mallet, Ortigueira e de Santo Antônio da Platina. Em Toledo, a estiagem comprometeu o nível de água de dois poços, reduzindo o fornecimento de água tratada para as regiões mais altas”.

Já em “São Sebastião da Amoreira, o poço que abastece a cidade apresenta déficit na oferta de água, com reflexos em toda a cidade. Em Jardim Alegre, onde a vazão dos poços caiu 25%, caminhões-pipa levam água até os reservatórios da Sanepar para reforçar a disponibilidade de água. Para os moradores de Cianorte, o sistema de rodízio, implantado em (...) fevereiro, será mantido por tempo indeterminado”.

Um comentário:

Anônimo disse...

o minotto o desperdicio de agua aqui em lds ta sendo grande..tem pessoas lavando calcada e portao de predio a tarde inteira....

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul