quinta-feira, outubro 20, 2011

Corbélia: Reunião para formação do comitê da Bacia Piquiri Paraná II

Foi realizada quarta-feira (19) uma reunião nas dependências da Câmara Municipal de Corbélia para debater a POLÍTICA E SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HIDRÍCOS.
Participaram da reunião o Instituto das Águas do Paraná, SEMA, sociedade civil, representantes políticos, representantes da Sanepar, usuários de recursos hidrícos e outros.
O objetivo principal da reunião era pra explicar o funcionamento das micro-bacias, com ênfase na BACIA PIQUIRI PARANÁ II .
O Superintendente da SEMA (Toledo), Sr. Gilmar Jeferson Paludo falou da importância que o Governador Beto Richa está dando para agilizar o andamento deste trabalhos, e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o projeto.
Fabio Leal Toledo representante da Sanepar defendeu a criação imediata do comitê para os trabalhos começarem o quanto antes.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Corbélia , Vereador Marcio André aproveitou a ocasião para convidar todos os presentes para o expedição do Rio Piquiri nos dias 25,26 e 27 de Novembro.
O vice-prefeito de Corbélia, Jair Luiz Fontana falou da importância do Rio Piquiri, e contou que o Rio Piquiri está presente até no hino da cidade., finalizou pedindo que as coisas comecem a andar , para beneficiar a todos que margeiam o Rio Piquiri.
Mariana e Enéas do Instituto das Águas palestraram aos presentes, explicaram o funcionamento das micro-bacias, os instrumentos de gestão, quantidade de água, lei de compensação financeira, e falaram da importância da formação dos comitês de bacia, onde cada comitê de bacia é composto com 40% poder público, 40% de usuários de recursos hídricos e 20% da sociedade civil, sendo que cada comitê é formado por 40 membros titulares e 40 suplentes.

Ao final, em comum acordo com os participantes abriram o debate do assunto, o objetivo principal era para formar a MESA DIRETÓRIA PROVISÓRIA do comitê.
Ao final do Debate, ficou de comum acordo que o presidente da mesa diretora provisória seria o Prefeito de Corbélia, Eliezer j. Fontana, ele também é o atual presidente da AMOP (associação dos municípios do Oeste do PR).
Como secretario geral, ficou o Sr. Fabio Augusto Gallaccini, representante do Instituto das Águas do Paraná, regional de Toledo.
Confira abaixo o vídeo da reunião


Palmital

O vice-prefeito de Palmital, Celso Moro e o Secretário de meio ambiente e turismo também participaram do evento, segundo o vice-prefeito Celso Moro, Palmital irá reivindicar a porcentagem referente a produção de água pelo Rio Piquiri em Palmital, "temos direito proporcionalmente", declarou Celso Moro.
Gilmar (Sup.regional SEMA),Joceyr De Carvalho (IAP regional Pitanga), Miguel Burei (SEMAP- Palmital) e Celso Alves de Araújo (Sec.de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - regional Guarapuava)

O Secretario de Meio Ambiente de Palmital, Miguel Burei, falou que o Rio Piquiri é o 3º maior produtor de água para abastecer Itaipu, e o 1º em qualidade .
O Secretario de Meio Ambiente de Palmital, Miguel Burei e o vice-prefeito de Palmital, Celso Moro

Mais participações
Sr. Jorge Luiz Carollo Teixeira (foto), Gerente de Bacia do Instituto das Águas do Paraná - Regional Guarapuava, Sr. Celso Alves de Araújo - chefe da regional Guarapuava da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o chefe do IAP regional de Pitanga Joceyr De Carvalho Guilherme também participaram do evento.


O Instituto das Águas já havia realizado reuniões semelhantes a essa nas cidades de Guarapuava dia 11/10/2011 e em Francisco Beltrão dia 18/10/2011.

Fotos/Reportagem: Cesar Minotto

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá loco Minoto. como realizaram em Beltrão se estamos ainda em 22 de outubro de 2011? se antene, loco. kkkkkkkkkkkkk

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul