quarta-feira, setembro 21, 2011

LEI DA EQUIPARAÇÃO SALARIAL DOS PROFESSORES É SANCIONADA PELO GOVERNADOR BETO RICHA

Na manhã desta quarta-feira (21) o governador Beto Richa sancionou a lei complementar 681/2011 que concede aos mais de 80 mil professores do estado um aumento salarial de 5,83%, sendo 3% retroativos ao mês de julho e 2,83% a partir do mês de outubro. Esse foi o primeiro passo para a equiparação salarial dos professores com os demais servidores do estado, com nível superior. Até o ano de 2014 o percentual de reajuste será de 26%.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), participou da cerimônia e, em nome de todos os parlamentares, reafirmou o compromisso do governador com a educação e lembrou das pressões sofridas pelo então candidato Beto Richa durante a campanha eleitoral de 2010.

“O governador assumiu o compromisso na campanha de equiparar o salário dos educadores com o dos demais servidores do estado. Os adversários chegaram a ‘nomear’ uma secretária para a pasta a fim de causar atrito com os professores”, recordou Rossoni. “Hoje fico feliz ao ver que o Beto Richa e o vice-governador Flavio Arns estão cumprindo a promessa, além de pagar contas do governo anterior que não foram honradas”, completou.

O deputado citou ainda que a educação, até o ano passado, deixou muito a desejar: as escolas estavam em péssimas condições, sob alegação que não havia recursos para recuperá-las, e os profissionais da educação não eram valorizados.

“Na hora em que se valoriza a educação, o fator multiplicativo supera, em muito, qualquer investimento.”

Rossoni ressaltou a participação da Assembleia, que acelerou o processo de votação de maneira que em apenas um dia, após o recebimento da mensagem governamental, o projeto já estava aprovado.

Valorização da Educação

O governador Beto Richa (PSDB) afirmou que a Educação é prioridade em sua administração e que só será possível avançar na qualidade de vida dos paranaenses se houver investimentos na área. Foi categórico ao afirmar que mais um compromisso de campanha está sendo cumprido.

“Não foi peça de retórica como alguns políticos costumam fazer. Foi na prática. Um compromisso assumido para a valorização da educação em todo o estado do Paraná”, disse Richa.

Além da sanção da primeira parcela da equiparação, o governo confirmou o pagamento, neste mês, das promoções e progressões relativas aos anos de 2009 e 2010.

“Hoje estamos honrando compromissos do governo anterior, quitando o pagamento das promoções e progressões. Garantimos também o aumento salarial que confirma a equiparação dos educadores aos demais servidores públicos com nível superior”.

Avanço

De acordo com a presidente da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, a sanção da lei é o resultado do bom diálogo existente entre os professores e o governo Richa.

“Entendemos que o debate permanente, desde o inicio do governo, foi determinante para que tivéssemos a manutenção da data base e trabalhássemos para a primeira parcela da equiparação, que é um avanço importante para a categoria”.

Fonte Sonia Maschke/Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidencia
Assembleia Legislativa do Paraná
41-33504390 / 3350-4359

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul