sábado, agosto 27, 2011

Simulações de competições em licitações da prefeitura de Nova Laranjeiras estão sendo investigadas

Aproveitando a deixa de irregularidades nas prefeituras da Cantu, outra que está na mira do Ministério Público é Nova Laranjeiras. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União feita recentemente tirou o sono no prefeito Eugenio Bittencourt.

De acordo com o ministro do TCU Ubiratan Aguiar, relator do processo, a gravidade dos fatos apurados e a recorrência dos problemas sinaliza a possibilidade de haver um novo esquema de corrupção e desvio de verbas públicas na área da saúde em todo o país.

O relatório do que apontou indícios de desvio de recursos, licitação simulada e má gestão de verba pública revela o terceiro caso de irregularidades no setor de saúde do Paraná.
A inspeção, promovida pela Secretaria de Controle Externo no Paraná do TCU (Secex-PR), escolheu 7 dos 73 municípios do estado que foram beneficiados por emendas parlamentares para a compra de medicamentos, por meio de convênios com o Ministério da Saúde.

Os 73 municípios, juntos, receberam cerca de R$ 11,1 milhões, transferidos do governo federal, para a compra de remédios por meio de emendas.

O auditor da Secex, Luiz Gustavo Andrioli, explica que a investigação nasceu da análise dos números dos municípios cujos gastos com compra de medicamento por habitantes, depois da assinatura dos convênios, excederam exageradamente o valor anual de R$ 8,82 per capita que o Sistema Único de Saúde (SUS) repassa aos municípios por meio do programa de Assistência Farmacêutica. Esse valor é definido com base em um histórico de necessidade de medicamentos, avaliação feita pelo Ministério da Saúde com dados do último senso promovido pelo IBGE.
Em Nova Laranjeiras, a Secex-PR identificou pelo menos cinco tipos de desvio de recursos e má gestão das verbas federais

Simulação de competição

Na esfera da má administração, o TCU encontrou a aprovação de convênios com previsão de compra de medicamentos em quantidade incompatível com a necessidade histórica do município. Mas o principal problema identificado nos quatro municípios foram irregularidades nas licitações de compra de medicamentos.

O TCU encontrou fortes indícios de simulação de competição no processo licitatório. O proprietário da empresa Sobieski & Sobieski – participante da licitação em Nova Laranjeiras também foi o representante das outras duas empresas concorrentes: Medix Produtos Hospitalares e Odontológicos e da GTC Distribuidora de Medicamentos, ambas do grupo Miotto.

Além disso, o relatório demonstra que em Nova Laranjeiras teria ocorrido desvio de recurso mediante o pagamento dos fornecedores sem que os remédios tenham sido entregues. A auditoria também identificou que as empresas fornecedoras emitiram notas fiscais em desacordo com a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige a identificação do número do lote adquirido e o prazo de validade dos medicamentos.

A partir do relatório, o processo foi aberto para que a prefeitura suspeita de irregularidades apresente prestação de contas e devolva o dinheiro pago irregularmente, além de outras providências indicadas pelo TCU. O tribunal também encaminhou cópia dos autos para a Procuradoria da República no Paraná e para a Polícia Federal.

CRÉDITO DA FOTO - PRCentro Sul

Matéria Matheus Muller /Jornalismo Independente
http://ojornalismoindependente.blogspot.com/2011/08/tcu-aponta-fraude-na-compra-de.html

7 comentários:

Anônimo disse...

Já está até com olheiras....

Anônimo disse...

a ponta do iceberg

Anônimo disse...

Se pessoas se afastarem da sua vida não fique triste. É apenas a resposta da oração quando pediu "Livrai-nos de todo mal. Amém."

Anônimo disse...

Quer dizer livrai-nos do "MALA" AMÉM...
Tá na hora desse sujeitinho, metido a bom moço começar a responder de onde tirou tanto dinheiro pra comprar um monte de bens....

Anônimo disse...

a começar pelo seu "hiper" mercado em construção em frente a pref. de nova laranjeiras entre outras... é minotto... pelo jeito a mascara do geninho esta quase caindo...e ai sim entre muitos vc poderá mostrar de fato quem é o verdadeiro "bandido" assim como ele o chamava depois de toda armação ridícula q ele fez a vc e ao denis... parabéns e continue assim.. nos mostrando a realidade do nosso município e do nosso tão "bom" prefeito geninho...kkkk

Anônimo disse...

opa.. tem boi na linha... ops.. desculpe .. no pasto....

Anônimo disse...

É BENS NO ALAGADO. GADO GORDO NAS FAZENDAS. MERCADOS E SUPERMERCADOS EM NOVA LARANJEIRAS E NAS CIDADES VIZINHAS. RÁDIO EDUCADORA. TEM GENTE QUE ROUBA NA CARA DO POVO. SERÁ QUE CIDADÃOS QUE TINHAM UMA VIDA HUMILDE E POBRE. PODEM DE REPENTE TER UM CAPITAL TÃO GRANDE ASSIM. SERÁ QUE EXISTE LAVAGEM DE DINHEIRO PÚBLICO? RSRSRSRSRS SERÁ QUE TÁ ESTUPRANDO "O POVO DE NOVO" DE NOVA LARANJEIRAS.HEHEHE. MINOTTO, NÃO DESISTA DE LEVAR O CONHECIMENTO DESSES CIDADÃOS QUE SE FINGEM DE OVELHAS, MAS SÃO UNS VERDADEIROS LOBOS MAUS, FAZENDO UMAS MIGALHAS DE BENEFICIOS AO POVO, E SEI LÁ OQUE FAZEM COM O RESTO DO DINHEIRO... ALIÁS, TODOS SABEMOS, MAS TEM GENTE QUE SABE ROUBAR.... MINOTTO, ELES FERRARAM COM VOCÊ, MAS PODE TER CERTEZA, UM DIA ELES VÃO PAGAR PELO CRIME QUE COMETEM, E MUITO MAIS, QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR. VOCÊ NÃO FEZ NADA E NÃO MERECIA CADEIA, PERTO DO QUE SÃO ESSES SUGADORES DE DINHEIRO DE NOVA LARANJEIRAS. TEM QUE COLOCAR MINISTÉRIO PÚBLICO A INVESTIGAR ELES, A FAMILIAS DELES, RMÃOS, OS AMIGOS CHEGADOS DELES QUE ESTÃO ENRIQUECENDO CADA DIA MAIS. UM DIA ELES CAEM MONITTO, E VC VAI ESTAR VIVO PRA COMEMORAR. NÃO MERECEM SÓ CADEIA, MAS SIM, PRISÃO PERPÉTUA. TEM GENTE QUE SE ESPECIALIZA EM FAZER O BEM, FALAR A VERDADE E CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR, MAS TEM GENTE QUE SE ESPECIALIZA EM FAZER O MAL, MENTIR E DESTRUIR UM MUNICÍPIO QUE TINHA TUDO PRA CRESCER E DESENVOLVER, PENA QUE GANHOU AS ELEIÇÕES, ENGANANDO E COMPRANDO O POVO DE NOVO.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul