quinta-feira, julho 14, 2011

Porto Barreiro assina primeiros contratos do Programa Minha Casa Minha Vida

Na segunda-feira, 11, o prefeito de Porto Barreiro, João Costa, assinou os primeiros contratos para a construção de moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Nesta primeira etapa, 10 famílias foram selecionadas pela Caixa Econômica Federal, e oito já assinaram os contratos nesta semana.

Através da parceria firmada entre o município e o Governo Federal, as famílias ganharam dois subsídios importantíssimos. Um, da União, que possibilitou a redução na prestação do financiamento. Cada unidade custará aproximadamente R$ 19 mil para ser construída. Com o subsídio do governo, o mutuário pagará apenas R$ 10 mil, com parcelas que vão girar em torno de R$ 100, com prazo máximo de 180 meses.

Mas o principal subsídio foi o da Prefeitura, que repassou os terrenos aos mutuários, ao custo simbólico de um real o metro quadrado. Os terrenos têm, em média, 225m², e foram disponibilizados pela Administração na área central de Porto Barreiro, com toda a infraestrutura: calçamento, galerias, água encanada, energia elétrica e calçadas.

Para dona Grasimelia Matias de Oliveira, “se não fosse esta ajuda da prefeitura, a gente não ia conseguir ter a casa própria. Graças à administração finalmente vamos sair do aluguel. Não tenho palavras para agradecer. Estamos realizando um sonho”, comemora.

Para José Everton da Costa, “é o início de uma nova fase da minha vida e da minha esposa. Agora vamos ter nosso cantinho, sair do aluguel, e cuidar do que é nosso. Quando nossos filhos nascerem, eles vão ter a casa deles. Tomara que todos os prefeitos se preocupem com sua população e consigam implantar esse programa, como foi feito aqui em Porto Barreiro”.

Dona Maria Rita Rosa, visivelmente emocionada na assinatura do contrato, disse que “minha vida toda esperei por esse momento. Já passei dos 60. Eu tinha fé que um dia ia ter minha casinha. Agora sei que vou viver até o fim da vida na minha casa. Quero agradecer muito ao prefeito que ajudou a realizar esse sonho”.

De acordo com o gerente de atendimento da agência da Caixa Econômica Federal de Laranjeiras do Sul, Oscar Takal Hirata, a partir da assinatura, a empresa contratada para a construção terá um prazo de seis meses para entregar as casas.
Conforme o prefeito João Costa, a luta continua. “Vamos lutar por mais moradias em Porto Barreiro, inclusive para a área rural. Ter moradia também é fundamental para que o cidadão permaneça no município. Sair do trabalho e saber que ele tem a sua casa para voltar, que tem um lugar seguro, que é só seu, isso é uma grande conquista”, diz. E reforça, “graças ao Governo Federal, agora com a presidenta Dilma, cada vez mais famílias estão realizando o seu sonho, de ter a sua casa própria. E aqui em Porto Barreiro é só o início. Estamos trabalhando para muito mais”, completa.

As casas, com 38m², em alvenaria, terão dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Mas o projeto dá possibilidade de ampliação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul