quinta-feira, julho 28, 2011

Apreensões de Crack e Cocaína aumentaram nos últimos 3 anos


O Paraná é a principal rota da maconha para o Brasil e também por onde passa muita cocaína e crack, avalia a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Somente nas estradas monitoradas por ela e que cruzam o estado, foram aprendidas mais de 9,4 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2011 – mais de 92,5% eram maconha. Na comparação do mesmo período de 2009, 2010 e 2011, de um ano para o outro as apreensões de cocaína e crack cresceram mais de 100%.
“O aumento [das apreensões de cocaína e crack] é por causa da especialização dos policias”, diz o assessor de comunicação da PRF Wilson Martines. Ele comenta os frequentes episódios que chama de “boi de piranha”, quando traficantes colocam pequenas quantidades de drogas em veículos com a finalidade de despistar a polícia. “Mas aí é que eles [os traficantes] se enganam. Se temos que empreender uma perseguição, ficamos muito mais atentos no posto. E geralmente pedimos reforços.”
O número de ocorrências da PRF relacionadas ao tráfico cresce bem menos do que as quantidades de drogas apreendidas. Em 2009 foram 226; em 2010, 234; e no primeiro semestre deste ano, 189. “É impressionante onde eles colocam a droga. Usam mulheres lindas e carrões, principalmente [para o tráfico de cocaína e crack]. A gente [da polícia] vai entendendo melhor como os traficantes fazem e, é claro, as apreensões aumentam.”

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul