domingo, junho 19, 2011

70 % dos municípios paranaenses não tem nenhum Policial Civil

Cerca de 70% dos municípios do Paraná não contam com nenhum policial civil, segundo o secretario do Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar. O secretario disse ainda que em alguns municípios paranaenses não há qualquer policiamento, seja civil ou militar.

A afirmação foi feita durante um discurso do secretário na manhã de ontem em um encontro estadual promovido pelo Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná em Curitiba.

Aos lotéricos, o secretário falou sobre as dificuldades da pasta, responsabilizando o governo anterior pela "fragilidade" do Estado no setor. "O Paraná não fez a lição de casa na Segurança Pública nos últimos 15 anos", disse.

Segundo Cesar, o Estado precisaria dobrar o efetivo para se igualar - proporcionalmente à população - ao efetivo dos estados vizinhos, e evitar que a criminalidade "percebendo a fragilidade do Estado" resolva passar a atuar aqui.

Carceragem

O secretário afirmou ainda que o Paraná mantém um quarto dos presos brasileiros que estão em delegacias. Segundo o secretário em todo o Brasil existem cerca de 57 mil presos em delegacias, 14 mil deles nos municípios paranaenses.

O secretario afirmou ainda que os recursos previstos no orçamento para Segurança Pública seriam menores que de outras secretarias, como a da Justiça, que seria responsável por abrigar os detentos.

"A Secretaria de Segurança faz indevidamente esta custódia e carceragem de presos", disse. Cesar afirmou que a guarda dos presos ocuparia o tempo de trabalho dos policiais civis e seria geradora de violência por não prever atividades de recuperação. "Eles (os presos) estão em condições eu não diria desumanas, estão em condições não-humanas", disse.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul