sábado, setembro 25, 2010

A VERDADE: Beto Richa fala aos professores por um NOVO PARANÁ

Ouça no vídeo acima o futuro governador do Paraná BETO RICHA (PSDB)falando a VERDADE aos honrosos educadores do nosso estado sobre os boatos sujos produzidos pelos adversários políticos que não querem um NOVO PARANÁ.

Beto Richa aos professores

Mais de três mil professores e profissionais da Educação de 39 municípios manifestaram seu apoio a Beto Richa na tarde deste sábado, em Curitiba. No encontro, Beto reafirmou seu compromisso de investir na Educação e valorizar os professores. “A presença dos professores me revigora e me anima a lutar cada vez mais pela Educação do Paraná. Por isso, assumo o compromisso de tornar a nossa Educação referência para todo o Brasil”, afirmou Richa, acompanhado de seu vice, Flávio Arns.

Beto lembrou que a Educação sempre foi prioridade em sua gestão à frente da Capital. “Não faço peça de retórica. Não faço discurso. Eu mostro resultados. Curitiba se tornou o melhor ensino do Brasil, graças a muito suor da minha equipe. Graça ao esforço de todos os professores”, disse Beto.

Para Beto, o professor é peça fundamental na transformação da Educação e na formação da sociedade paranaense. Por isso vai investir na melhoria salarial, como fez em Curitiba, e na qualificação profissional. “Em Curitiba, aumentamos em 84,5% o salário base dos professores. No Estado, vamos fazer a equiparação salarial e melhorar o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional)”, disse.

Beto disse que os professores estão aderindo a sua campanha e não acreditam nas mentiras feitas pelos seus adversários. “Meu adversário coordenou a campanha e criou o maior estelionato eleitoral, que foi o Ferreirinha. Quiseram criar um Ferreirinha da Educação, mas os professores não acreditaram. Por isso estão aderindo a nossa campanha”, disse.

Para a professora estadual Regina Niece, Beto Richa é a melhor opção dos professores paranaenses. “Sou pedagoga há 30 anos. Conheci todos os governadores e somente a família Richa valorizou o professor e o funcionalismo público”, disse.
Para a professora estadual Sandra Piccinelli, Beto Richa representa a renovação da política. “A Educação vai melhorar. Beto tem propostas arrojadas”, disse. A professora Dina Bertolon disse que toda a sua família vai de Beto Richa. “Os professores estão abandonados. Falta segurança para trabalhar. Os professores têm medo. Com Beto, esta situação vai mudar”, disse.


PROPOSTAS DE BETO RICHA PARA EDUCAÇÃO



EDUCAÇÃO INFANTIL


Apoiar os municípios na criação de sistemas de cadastro de demanda da educação infantil.
Viabilizar recursos para investimento na rede física da educação infantil para universalizar a demanda de 4 e 5 anos antes do prazo constitucional.




Ampliar a oferta de magistério em nível médio.

ENSINO FUNDAMENTAL

Promover, em cooperação, a municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental.
Implementar as salas de reforço nas séries finais do ensino fundamental.
Redimensionar a organização das turmas, evitando a superlotação nos anos finais do ensino fundamental.

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE

Expandir a oferta do ensino médio diurno.

Criação de bolsa-auxílio destinada aos alunos, para combater a evasão.

Desenvolver programa de ensino profissionalizante, compatibilizando a oferta de cursos com as demandas regionais.
Oferta de atividades no contraturno escolar em parceria com Prefeituras, Sistema S, Cooperativas, Sindicatos, Associações Comerciais, Clubes de Serviço e Organizações Não Governamentais.


EDUCAÇÃO INTEGRAL


Organizar a educação integral através de atividades complementares e educação em tempo integral para municípios e bairros com IDH abaixo da média nacional.

Criação de fóruns de debates com a comunidade escolar destinados a discutir prioridades e estratégias de ampliação da jornada escolar.


Promoção da ampliação da jornada escolar, de forma multissetorial e progressiva.



PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO


Implantação do Sistema Estadual de Avaliação.
Construção de matriz e referenciais de avaliação, a partir do SAEB - Sistema Brasileiro de Avaliação da Educação Básica, do Ministério da Educação.

Estabelecimento de parceria com o INEP-MEC e com as universidades federais e estaduais no Paraná, para formação de equipes técnicas para assumir a tarefa de construção, aplicação, produção e interpretação de resultados.
Oferta de permanente assessoramento pedagógico a equipes e professores das escolas da Rede Estadual a partir dos Núcleos Regionais de Educação.

Atualizar os indicadores que definem o porte das escolas para a distribuição equitativa de recursos financeiros e humanos.
Estabelecer parcerias visando ao atendimento de estudantes com necessidades especiais incluídos no ensino regular, bem como ao atendimento aos alunos com altas habilidades.

Apoiar os municípios na organização de equipes para realização de avaliações.
Instituir um sistema estadual de bibliotecas escolares, com acervos informatizados e pessoal capacitado.


VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO


Aprimorar o PDE pela ampliação das oportunidades de acesso e certificação.
Realizar concursos públicos que garantam a lotação de profissionais em conformidade com o dimensionamento das instituições de educação básica.

Viabilizar as decisões do Fórum Paranaense de Formação de Professores para atender à demanda de professores tanto da rede estadual como das redes e sistemas municipais de educação.
Promover audiências públicas com os profissionais da educação, para atender às reais necessidades da educação.

GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA


Fortalecer os conselhos escolares.


Reestruturação organizacional da Secretaria de Estado da Educação e dos Núcleos Regionais, privilegiando a eficiência, a agilidade e a efetiva melhoria do cotidiano dos estudantes, dos professores e trabalhadores em educação e das escolas estaduais.
Fortalecer a autonomia das escolas valorizando suas propostas político-pedagógicas e ampliando os níveis de decisão local e a descentralização de recursos financeiros.



REGIME DE COLABORAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS


Construção de um Plano de Cooperação entre Estado e Municípios.
Implantação do Programa Estadual de Reestruturação do Transporte Escolar.
Mapeamento adequado e real das rotas do transporte escolar.
Readequação das matrículas.
Plano para ressarcimento gradual da defasagem entre o repasse de recursos dos Governos Estadual e Federal e o efetivo gasto das prefeituras para o transporte de alunos da Rede Estadual.


Vídeo: Produção independente de Cesar Minotto (Olho Aberto) e Dennis Migliorini (Pio do Jacu) de Laranjeiras do Sul/PR.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul